Montemor-o-Velho | Variante Sul vai melhorar rede viária e reforçar a coesão territorial

Os Municípios de Montemor-o-Velho e de Soure e a Infraestruturas de Portugal, S. A. (IP) assinaram hoje, dia 30 de junho, um Protocolo de Entendimento que visa o desenvolvimento do projeto de execução da EN347 - Variante Sul a Montemor-o-Velho, que vai ligar a EN347, na rotunda do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, à EN111, na rotunda que dá acesso à A14.
Emílio Torrão destacou a importância desta "infraestrutura fundamental, imprescindível e inadiável para o desenvolvimento da região", que vai permitir reduzir o tráfego de veículos pesados na travessia urbana de Montemor-o-Velho como também fazer uma ligação rápida a vias estratégicas do concelho e do país.
Com palavras e elogio à atuação da IP e “à prontidão com que preparam este processo”, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho explicou: “Tínhamos um problema (elevado tráfego de veículos pesados a passar pelo centro da vila) e após uma reunião nas instalações da IP vimos uma resposta atempada e muito firme que hoje firmamos com este Protocolo”. “Estamos num momento muito importante” para os dois concelhos, reforçou Emílio Torrão.
De igual modo, Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Soure, ao lembrar que o projeto vai também reforçar a coesão com Município de Montemor-o-Velho, defendeu que “é fundamental avançar, de imediato, com a ligação da margem esquerda com a margem direita do Mondego na zona de confluência entre Montemor-o-Velho e Soure”, de modo “a dar escoamento de qualidade e segurança a quem o necessita, mas também às pessoas que cá residem”.
Presente na cerimónia, o secretário Executivo Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, desejou que a variante se “torne uma realidade no tempo necessário para a sua execução” e avançou que “é um investimento que vai impactar num conjunto muito grande de territórios”.
Sublinhando o “o sinal claro do desenvolvimento da região", evidenciado no "crescimento significativo de tráfego, em particular do tráfego pesado", o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, explicou que, após o contacto e o alerta dos Presidentes de Câmara, a IP “trabalhou na procura de uma solução para minimizar as consequências sobre o território e as populações”.
O desenvolvimento do projeto de execução da EN347 - Variante Sul a Montemor-o-Velho, que deve demorar cerca de 16 meses a ser concluído, é o primeiro passo para a concretização de uma obra que vai criar um corredor de ligação rápida à A14, garantindo melhores acessibilidades e um incremento da segurança rodoviária, assim como vai reduzir os impactos negativos do aumento do tráfego de veículos pesados na travessia urbana de Montemor-o-Velho.