Montemor-o-Velho | Melhorar a saúde respiratória com o projeto “Centr(Ar): Pulmões em Andamento”

No dia 2 de julho realizou-se, no concelho de Montemor-o-Velho, a primeira sessão do projeto “Centr(Ar): Pulmões em Andamento”. Na antiga escola do 1º CEB da Bunhosa, na freguesia de Arazede, os/as participantes deram início ao programa de Reabilitação Respiratória (RR) que vai decorrer até 21 setembro, ao longo de 24 sessões.

Destinado a doentes com doenças respiratórias crónicas, a iniciativa vai, através do treino de exercício e de apoio psicoeducativo, fornecer ferramentas que ajudem as pessoas a ajustarem-se aos impactos provocados pelas doenças.

A par das sessões de exercício respiratório, desenvolvida por uma equipa de fisioterapeutas, o apoio psicoeducativo – composto por sessões de psicologia, nutrição, rede de apoio na comunidade, importância da reabilitação respiratória, a gestão dos sintomas respiratórios, o que são as doenças respiratórias e gestão da ansiedade e do stress -, está a cargo de uma equipa multidisciplinar composta por profissionais das entidades de saúde e do Município de Montemor-o-Velho.

Assim, o programa, para além de querer combater o isolamento social da pessoa com doença respiratória crónica quer, também, incentivar os/as participantes a ficarem fisicamente mais ativos/as por forma a apresentarem melhorias ao nível da falta de ar, da tosse, cansaço, ansiedade, bem como possam melhorar a sua força e a sua funcionalidade respiratória.

Findo o programa, as pessoas vão ter a possibilidade de continuar a sua atividade física através das iniciativas promovidas pela Autarquia Montemorense, nomeadamente o programa Seniores em Movimento.

Em Montemor-o-Velho, a iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Arazede e da Unidade de Saúde Familiar Araceti que identificou as pessoas beneficiárias do programa de RR.

Recorda-se que o projeto “Centr(Ar): Pulmões em Andamento” é desenvolvido pela Universidade de Aveiro-Escola Superior de Saúde, no âmbito da atividade do Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória (Lab3R), em colaboração com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Administração Regional de Saúde do Centro e os Municípios de Aveiro, Estarreja, Oliveira do Bairro e Montemor-o-Velho.

O projeto é apoiado através da iniciativa Portugal Inovação Social, sendo cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, Portugal 2020 e Poise - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.