⚠ Aviso à população ⚠ | Perigo de Incêndio Rural

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, “de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)”, adverte que “para as próximas 48 horas, prevê-se tempo quente e seco, com condições favoráveis ao incremento do risco de incêndio rural”.

Indica-se que o IPMA, devido ao calor, colocou o distrito de Coimbra sob aviso amarelo entre as 11h04, de dia 15 de julho (quinta-feira), e as 18h, de dia 17 (sábado).

Saiba mais em www.prociv.pt e www.ipma.pt.

Adote as medidas de prevenção e precaução e não se esqueça que durante o período crítico (até 30 de setembro) é:

Proibido fazer queimas ou queimadas;

Proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

Proibido fazer lume ou fogueiras, exceto nos locais expressamente previstos para o efeito;

Proibido lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes (salvo com autorização prévia da Câmara Municipal);

Proibido fumigar ou desinfestar apiários (exceto se equipados com dispositivos de retenção de faúlhas);

Proibido usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de risco máximo;

Durante os trabalhos em espaços rurais com recurso a maquinaria, use extintores e dispositivos de retenção de faíscas e faúlhas.

A prevenção começa em cada um de nós. Portugal sem fogos depende de todos.

Continue vigilante e atento. Em caso de incêndio ligue 112 (chamada gratuita).

#montemorovelho #mmv #prevenção #proteçãocivil #riscoincêndio #PortugalChama