“Ação Praia” ClimAgir 2021 sensibiliza jovens voluntários no Esteiro da Ereira

No dia 12 de agosto, as crianças e jovens que estão a frequentar o CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres) da Casa do Povo de Arazede e o projeto iMontemor 4G - Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G – participaram na “Ação Praia” ClimAgir 2021, no Esteiro da Ereira.

A iniciativa, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho e com a parceria do projeto ClimAgir - Região de Coimbra e da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), proporcionou uma manhã dedicada à sensibilização ambiental e deixou aquele espaço do concelho de Montemor-o-Velho mais bonito e amigo do ambiente.

Depois da abordagem da temática referente às alterações climáticas e do visionamento de um vídeo com o Bolotas – a mascote do projeto ClimAgir -, os voluntários do ambiente aprenderam, com a ABAE, a identificar os “Suspeitos do Costume” presentes nas praias e áreas balneares, mas também ficaram a saber algumas ações que, diariamente, podem ajudar a melhorar o meio ambiente.

E porque “O mar começa em ti”, a atividade ficou concluída com o momento “Praia mais limpa”. As crianças mostraram que aprenderam bem a lição e, ao recolherem lixo em parte do Esteiro da Ereira, encontraram alguns dos “Suspeitos do Costume”, destacando-se latas, pontas de cigarros, palhinhas, paus de gelado ou embalagens de plástico.

Recorda-se que o projeto ClimAgir está a ser desenvolvido no âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, sendo financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão.