⚠ Aviso à população ⚠ | Perigo de Incêndio Rural

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), “de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se, para as próximas 48 horas, um aumento do risco de incêndio, destacando-se os seguintes aspetos:

− Tempo quente e seco;

− Vento moderado a forte;

− Instabilidade atmosférica, com condições para a ocorrência de trovoadas”.

Saiba mais em www.prociv.pt e www.ipma.pt.

A ANEPC apela à tolerância zero para o uso do fogo nos espaços florestais.

Adote as medidas de prevenção e precaução e não se esqueça que durante o período crítico (até 30 de setembro) é:

Proibido fazer queimas ou queimadas;

Proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

Proibido fazer lume ou fogueiras, exceto nos locais expressamente previstos para o efeito;

Proibido lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes (salvo com autorização prévia da Câmara Municipal);

Proibido fumigar ou desinfestar apiários (exceto se equipados com dispositivos de retenção de faúlhas);

Proibido usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de risco máximo;

OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

A prevenção começa em cada um de nós. Portugal sem fogos depende de todos.

Continue vigilante e atento. Em caso de incêndio ligue 112 (chamada gratuita).

#montemorovelho #mmv #prevenção #proteçãocivil #riscoincêndio #PortugalChama