Granfondo da Região de Coimbra junta 850 ciclistas em Montemor-o-Velho

850 ciclistas, de 21 países, pedalaram este domingo, dia 24 de outubro, pelas desafiantes estradas da região de Coimbra na primeira edição do UCI Granfondo World Series Coimbra Region - Montemor-o-Velho 2021.
Montemor-o-Velho foi o ponto de partida e de reencontro desta surpreendente prova que passou pela Figueira da Foz, Soure, Penela, Miranda do Corvo e Condeixa-a-Nova e sagrou como campeão o francês Loic Ruffaut.

O vencedor cumpriu os 151,7 km do Granfondo em 3 horas, 48 minutos e 53 segundos e as vistas inesquecíveis da região, banhadas pelo Mondego, deram ainda mais fôlego ao corredor francês. O restante pódio foi disputado ao sprint na já icónica subida do Castelo de Montemor-o-Velho, com Rui Sá a conquistar o segundo lugar, logo seguido de Nuno Inácio e Diogo Silva, que fecharam o pódio, ex aequo, com um tempo total de 3 horas, 54 minutos e 41 segundos.
Ana Caramelo foi a primeira ciclista a terminar o UCI Granfondo World Series Coimbra Region em Montemor-o-Velho, com um total de 4 horas, 28 minutos e 47 segundos. Com apenas 10 milésimos de segundo de diferença, Sofia Gomes alcançou o segundo lugar, tendo a espanhola Raquel Tabernero subido ao terceiro lugar do pódio.

No mediofondo, a vitória foi para Ruben Pais, que completou os 104,2 km do trajeto da prova em 2 horas, 46 minutos e 47 segundos. No feminino, Ana Neves levou o troféu para casa ao terminar a prova em 2 horas, 58 minutos e 47 segundos.

No arranque da prova, os também participantes Jorge Brito, secretário executivo intermunicipal da CIM-RC, e Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhados pelo vereador do desporto Décio Matias, desejaram a todos uma excelente prova e, deixando palavras de elogio à organização, agradeceram a presença de todos os ciclistas e a aposta feita em Montemor-o-Velho para acolher o único Granfondo da Península Ibérica que, em 2021, pontua e permite o apuramento para o Campeonato do Mundo Gran Fondo da UCI (Union Cycliste Internationale).

De recordar que o evento contou com o aval internacional do UCI Gran Fondo World Series, fazendo parte de um grupo selecionado de eventos que, a nível internacional, pontuam para os campeonatos mundiais de 2022 desta disciplina, e que rondam os 25 ao redor do mundo, o que constitui uma oportunidade única para os participantes.
O UCI Granfondo World Series Coimbra Region é um evento de cicloturismo, aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas (federados ou não federados), que contou com dois dias de prova. Sábado, o contrarrelógio deu um colorido especial à Figueira da Foz, ao longo dos 17,3 km de percurso, sempre com vista para a bela costa da Região. Este domingo, disputaram-se as distâncias de Granfondo e Mediofondo, percorrendo 6 concelhos da região de Coimbra.
O evento, que se pretende assumir como o maior e mais internacional evento de ciclismo alguma vez já realizado no nosso País, tem organização da Cabreira Solutions e dos Municípios de Montemor-o-Velho e da Figueira da Foz, contando ainda com o apoio da Turismo Centro de Portugal, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e da Federação Portuguesa de Ciclismo.