IGCAT elogia tradição e gastronomia do concelho de Montemor-o-Velho e da região

“A gastronomia é fabulosa. Há que continuar a manter esta tradição viva, porque é muito importante em termos económicos locais”. As palavras são de Diane Dodd, presidente do Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo (IGCAT), e foram proferidas durante a visita da comitiva de 16 peritos internacionais da Plataforma de Regiões Europeias de Gastronomia, no dia 29 de novembro, à pastelaria Pousadinha, em Tentúgal.

Ao acompanhar a preparação do Pastel de Tentúgal, Diane Dodd reforçou que “o turismo gastronómico está em crescimento” e, por isso, espera que a visita “permita que as regiões falem umas com as outras para que as tradições sejam sustentáveis e se mantenham no futuro”.

De igual modo, na visita realizada no âmbito da distinção Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, Nuno Gonçalves, chefe do Gabinete de Apoio a Presidência da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho destacou “a importância dos produtos locais no desenvolvimento cultural e económico do concelho de da região de Coimbra”.

“Estas visitas são importantes para fortalecer os laços e culturas, mas também para divulgar os nossos produtos locais. Cada vez que o fazemos, estamos a criar valor para nossas gerações de forma sustentável e duradoura”, reforçou.