Jovens continuam viagem pela Europa em Acampamento em Montemor

Os 60 jovens que estão a participar no Acampamento da Juventude promovido pelo Município de Montemor-o-Velho continuam a sua intensa viagem pela Europa sem sair do concelho.

O segundo dia amanheceu no Castelo de Montemor-o-Velho com sabores franceses e, depois de uma divertida sessão de jogos tradicionais portugueses, os jovens foram até à Alemanha provar um cachorro quente.

A tarde foi dedicada a explorar a União Europeia, os programas dedicados à juventude, o Ano Europeu da Juventude e as oportunidades de mobilidade europeia para jovens, numa sessão dinamizada por Gabriel Gomes, da Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e por Fábio Rodrigues e Claudia Faustino, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra(CIM-RC), no âmbito da rede Eurodesk. No Centro Náutico de Montemor-o-Velho, os jovens puderam ainda conversar com jovens atletas de alto rendimento de canoagem e perceber a dedicação e o trabalho associados à alta performance e conquista de medalhas.

Salientando que "ter uma sala cheia de jovens para ouvir falar deste projeto incrível e fantástico que é a União Europeia é, de facto, muito nobre", a vereadora da juventude da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, confessou estar "muito orgulhosa e, sobretudo, feliz". "Estão a ajudar-nos a concretizar um sonho: ter um acampamento para a juventude deste concelho com uma componente lúdica e outra pedagógica. Sem a vossa presença, sem a vossa boa disposição, sem os vossos sorrisos, isto não seria possível", acrescentou.

Já no plano de água, os jovens testaram o equilíbrio no stand up paddle e, inspirados pelo treino dos jovens canoístas medalhados, experimentaram andar de canoa.

À noite, a Grécia veio até Montemor, com um jantar ao pôr do sol, e para fechar mais um dia inesquecível os jovens fizeram uma caça ao tesouro sobre os valores europeus pela Vila de Montemor-o-Velho que terminou com uma glow party dedicada ao festival da eurovisão da canção no Castelo.