BMAD com final de tarde ainda mais doce

No dia 12 de agosto, o final de tarde foi ainda mais doce na Biblioteca Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho, com os 10 formandos/as do curso “Doçaria Tradicional” a mostrarem os conhecimentos que já adquiram no decorrer da sua formação.

No momento, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na companhia do vereador José Veríssimo, explicou: "Na sequência de uma solicitação da Associação dos Pasteleiros de Tentúgal para ajudar a suprir as dificuldades de mão-de-obra na área da pastelaria, o Município de Montemor-o-Velho desenvolveu esforços junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.) para a realização de uma formação nesta área".

Com agradecimentos "à disponibilidade do IEFP. I.P.", o edil montemorense, deixou ainda palavras de incentivo aos formandos e referiu: "Aproveitem para aprender e para garantirem a conquista de um emprego".

Por sua vez, Adelaide Crespo, diretora do Centro de Emprego da Figueira da Foz (IEFP, I.P.), na companhia de Célia Lázaro, do IEFP da Figueira da Foz, e de Sancha Almeida, diretora-adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, referiu: "Esta é uma formação que surgiu da necessidade de recursos humanos qualificados, nomeadamente, para a preparação da doçaria conventual de Tentúgal. Neste sentido, é expectável que, no final da formação, possam ingressar no mercado de trabalho".

Em representação da Associação dos Pasteleiros de Tentúgal, Daniela Dias (presidente) e Catarina Salgado (vogal do Conselho Fiscal), lembraram que "é um trabalho que exige dedicação" e desejaram que "os formandos venham com vontade de aprender a fazer a doçaria conventual de Tentúgal".

Recorda-se que o curso “Doçaria Tradicional” é promovido pelo IEFP, IP, conta com o apoio do Município de Montemor-o-Velho, tem a duração de 710 horas, tendo começado em julho de 2022 e vai decorrer até janeiro do próximo ano. A formação vai contar, entre outros, com os módulos de confeção de pastelaria e doçaria conventual; queijadas e tortas; e formação prática em contexto real de trabalho.