Ex-Combatentes e José Soles Girão homenageados pela Junta de Freguesia de Santo Varão

No sábado, dia 24 de setembro, a Junta de Freguesia de Santo Varão prestou homenagem aos combatentes da freguesia com as inaugurações do Monumento ao Combatente e da Praceta José Soles Girão.

Elogiando a iniciativa da Junta de Freguesia que homenageia, imortaliza e destaca a importância dos combatentes, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, salientou o altruísmo de José Soles Girão: “Para além de Formoselhense de gema, foi ex-combatente, membro fundador e defensor acérrimo da Associação dos Deficientes das Forças Armadas de Portugal e uma personalidade ligada ao associativismo, que gostava da sua terra e com ideias muito próprias para o desenvolvimento de Formoselha, da freguesia de Santo Varão e do concelho”.

Na cerimónia, Décio Matias reiterou ainda que “o monumento e a Praceta José Soles Girão são também uma forma de alertar as gerações mais novas para importância de construir a paz todos os dias, de modo a termos uma sociedade mais justa e solidária”.

Satisfeito “pela realização de uma pequena obra que simboliza muito para a freguesia”, o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, destacou “a justa homenagem aos combatentes da freguesia e o exemplo e a dedicação que José Soles Girão demonstrou ao longo da sua vida”, assim como referiu: “Esta intervenção teve também como objetivo dar uma maior urbanidade à freguesia, nomeadamente ao promover uma maior disciplina de trânsito e segurança rodoviária no cruzamento recentemente intervencionado pela Câmara Municipal”.

O momento de homenagem contou com a presença de muito público e também com a participação da Delegação de Coimbra da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, associação da qual José Soles Girão também foi presidente, tendo sido descerrada uma lápide de homenagem na sua sepultura. A iniciativa ficou concluída com a realização de um almoço de confraternização.