“Viver em Igualdade” reconhece trabalho do Município de Montemor-o-Velho

O Município de Montemor-o-Velho foi distinguido com uma menção honrosa do prémio “Viver em Igualdade”, esta quinta-feira, dia 20 de outubro. Realizada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), a cerimónia para o biénio 2022-2023 realizou-se em Guimarães, e reconheceu os municípios com boas práticas no que diz respeito à igualdade de género, cidadania e não discriminação.

Para a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, “esta menção honrosa orgulha-nos bastante e é o reconhecimento de um caminho que estamos a desenvolver em prol de uma comunidade que se quer cada vez mais justa e com igualdade de oportunidades. É, ao mesmo tempo, um incentivo e um estímulo para, enquanto Município, continuarmos a trabalhar para combater, entre outros, as diversas formas de violência e discriminação”.
“Um meio familiar desfavorecido, o nascer-se mulher ou a cor da pele não têm que se constituir como um impedimento ao desenvolvimento e ao crescimento pessoais. Quer seja em ações do Município ou com um trabalho desenvolvido em parceria, “Viver em Igualdade” é um propósito que não se esgota no galardão atribuído pela CIG, mas é uma forma de atuar, de viver e sentir a comunidade”, reforçou, à margem da cerimónia, Diana Andrade.

Recorda-se que o Prémio Viver em Igualdade se realiza desde 2012 no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual, tendo, na presente edição, distinguido 34 autarquias.
A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues e da Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e com representantes das Autarquias premiadas.