Se conhece alguém que precise de apoio, avise-nos.
Perante a subida das águas, o Município de Montemor-o-Velho mantém equipas no terreno, em acompanhamento permanente.
Em situações de vulnerabilidade ou necessidade de apoio, contacte o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).
931 103 804 - para situações nas freguesias de Ereira e Montemor-o-Velho;
939 050 812 - para situações nas freguesias de Pereira e Santo Varão;
239 687 300 - para situações nas restantes freguesias do concelho.
O Município de Montemor-o-Velho, através dos seus serviços municipais e em articulação com a Proteção Civil, Bombeiros e GNR, encontra-se a acompanhar de forma permanente as zonas historicamente mais vulneráveis ao risco de cheias, nomeadamente nas freguesias da Ereira, Pereira e Santo Varão, e na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões.
As equipas estão no terreno a monitorizar a situação, a manter contacto direto com a população e a assegurar a adoção das medidas de autoproteção e de prevenção, em função da evolução dos níveis da água.
O Município sublinha que este acompanhamento é contínuo e que todas as ações estão a ser desenvolvidas em estreita coordenação entre as diferentes entidades, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar da população.
Caso tenha conhecimento de alguma situação de vulnerabilidade ou de necessidade de apoio decorrente da subida das águas, deverá entrar em contacto com o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), através dos números de telefone:
? 931 103 804 - para situações nas freguesias de Ereira e Montemor-o-Velho;
? 939 050 812 - para situações nas freguesias de Pereira e Santo Varão;
? 239 687 300 - para situações nas restantes freguesias do concelho.
O Município de Montemor-o-Velho mantém as equipas em acompanhamento permanente no terreno, a monitorizar a evolução da situação e a assegurar, sempre que necessário, uma resposta adequada às necessidades identificadas.
Informa-se que o atendimento dos Serviços de Ação Social e do GIP - Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho passou a realizar-se no edifício da Biblioteca Municipal Afonso Duarte, sito na Rua Conselheiro Doutor João de Alarcão, 3140-253 Montemor-o-Velho.
Horário de Atendimento: 9h-12h30 e 14h-17h30
Contactos: 239 687 300 | 930 409 584
Para assinalar o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória, o Município de Montemor-o-Velho divulga o Manual de Atividades Físicas Adaptadas para Pessoas com Doença Respiratória Crónica, produzido no âmbito do projeto CENTR(AR): pulmões em andamento, a decorrer no concelho, e que resulta de parceria com a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
O CENTR(AR) é um projeto que combate a inatividade física e o isolamento social das pessoas com doença respiratória crónica, estabelecendo uma articulação entre o Município e os serviços de saúde, permitindo o acesso à reabilitação respiratória e integrando as pessoas na comunidade.
O projeto pretende ainda alertar e sensibilizar a comunidade e os profissionais de saúde e do desporto para a importância das doenças respiratórias crónicas (DRC), desenvolver e implementar a reabilitação respiratória comunitária com as equipas de saúde e nas infraestruturas comunitárias (centros de saúde), e disponibilizar um conjunto de atividades físicas municipais já existentes para que as pessoas com DRC possam, também, integrá-las.
Neste sentido, foram dinamizadas ações de capacitação destinadas aos profissionais de desporto do Município, no sentido de proporcionar conhecimentos teóricos e competências práticas, de forma a incluir as pessoas com doença respiratória crónica nas diferentes atividades físicas que decorrem na comunidade, como é o caso do programa Seniores em Movimento.
Paralelamente, 20 munícipes com doenças respiratórias crónicas participaram no programa de Reabilitação Respiratória. Durante 3 meses, em sessões com cerca de 2 horas, os participantes trabalharam dinâmicas de fisioterapia respiratória e psicoeducativas, nas quais foram abordadas questões relativas às doenças respiratórias crónicas e à gestão de sintomas – prevenção e exacerbações, medicação e oxigénio, nutrição, sono, stress, ansiedade e recursos da comunidade.
Desde 12 de abril e até 5 de julho, encontra-se a decorrer um novo ciclo de sessões, nas instalações das Piscinas Municipais, com participação de 12 munícipes identificados pelos Serviços de Saúde.
A prática de atividade física é fundamental para promover a saúde, as interações sociais e manter os benefícios da reabilitação respiratória em pessoas com doenças respiratórias crónicas. No manual agora disponibilizado, encontram-se descritas as atividades físicas desenvolvidas no Concelho, consideradas como essenciais na adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.
Recorda-se que o projeto “Centr(Ar): Pulmões em Andamento” é desenvolvido pela Universidade de Aveiro-Escola Superior de Saúde, no âmbito da atividade do Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória (Lab3R), em colaboração com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Administração Regional de Saúde do Centro e os Municípios de Aveiro, Estarreja, Oliveira do Bairro e Montemor-o-Velho.
O projeto é apoiado através da iniciativa Portugal Inovação Social, sendo cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, Portugal 2020 e POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.
Leia o Manual de Atividades Físicas Adaptadas para Pessoas com Doença Respiratória Crónica aqui.