Montemor-o-Velho promove Ambiente com Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

De 19 a 27 de novembro, o Ambiente, os resíduos, a moda e o desporto vão estar em destaque no concelho de Montemor-o-Velho com a comemoração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR – European Week for Waste Reduction, denominação em inglês).

Sob o mote “Têxteis Circulares & Sustentáveis – O Lixo Está Fora de Moda!”, o Município de Montemor-o-Velho, com a colaboração das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, vai sensibilizar para a necessidade de utilizar melhor os recursos sustentáveis e para a gestão de resíduos, incentivando o consumo sustentável e a economia circular na comunidade.

Paralelamente à campanha com conteúdos da EWWR e que vai decorrer nas redes sociais, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Europeia começa com desporto e recolha de lixo.

No dias 19, 20 e 26 de novembro, os participantes no “Plogging” vão sair à rua para, munidos de luvas e sacos do lixo, praticarem exercício e valorizarem o ambiente. Aliando uma saudável caminhada à recolha de desperdícios e lixo, os “ploggers” vão ajudar a cuidar do Ambiente em todo o concelho.

As inscrições para esta ação, que conta com a colaboração da Associação MOV_Saudável, estão a decorrer em todas as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho.

No dia 23 de novembro, numa ação dirigida ao público escolar, o planetário da ERSUC vem até Montemor-o-Velho, ao Pavilhão Municipal, para mostrar que “A Nossa Casa é um Planeta!”.

“Já pensou em fazer compras dentro do seu guarda-roupa?"

No domingo, dia 27, entre as 11h e as 18h30, o Mercado da Mala Aberta promete dar uma nova vida aos artigos em 2ª mão. O Centro Náutico vai ser o palco deste mercado de segunda mão e novos originais, velharias e artesanato. Para além das malas abertas e carregadas de artigos à espera de serem reutilizados, a partir das 16 horas, a consultora de imagem Paula Prada vai mostrar como se podem reinventar as roupas que já temos no guarda-roupa. Se acha que não tem nada para vestir apesar de ter o roupeiro cheio, esta palestra é para si. Siga a tendência e recicle, reutilize e organize!

O Município de Montemor-o-Velho vai, ainda, reforçar a valorização dos recursos têxteis com 10 novos contentores têxteis, passando o concelho a contar com 23 contentores de têxteis - “roupões”, dando cumprimento ao novo Regime Geral de Gestão de Resíduos.

Saiba mais sobre a EWWR em aqui.

Plogging | 26 de novembro de 2022/sábado

Santo Varão, Liceia, Arazede e Pereira | 14h30