Esteiro da Ereira conquista Bandeira Azul

O Esteiro da Ereira, praia fluvial do concelho de Montemor-o-Velho, vai hastear este ano, pela primeira vez, a Bandeira Azul. A distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) reconhece a qualidade balnear do Esteiro da Ereira por cumprir os rigorosos critérios no que diz respeito à qualidade da água balnear, à informação e educação ambiental, à gestão ambiental, à segurança e serviços, à responsabilidade social e ao envolvimento comunitário.

“É com grande orgulho que vemos reconhecida a excelência do Esteiro da Ereira”. Para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, “a Bandeira Azul representa a dedicação, o cuidado, o empenho, a valorização e o trabalho da Junta de Freguesia da Ereira e dos Ereirenses". “Esta distinção vem confirmar a qualidade de um dos tesouros do concelho que agora vai ganhar ainda mais notoriedade”, sublinhou o edil Montemorense.

Para além da zona para banhos, o espaço conta com campos para prática desportiva, nomeadamente de voleibol de praia, e com uma área de lazer, com mesas, bancos e churrasqueiras comunitárias.

Na sua envolvente, o Esteiro da Ereira beneficia ainda com o recente arranjo urbanístico promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, junto àquela entrada da freguesia.
Para uma maior segurança e comodidade da circulação pedonal, procedeu-se ao alargamento dos passeios, construção de uma plataforma elevada com vista a favorecer a redução da velocidade rodoviária, colocação de iluminação no jardim, melhoria da iluminação pública, colocação de mobiliário urbano e de uma estrutura de bar de apoio ao jardim.

Recorda-se que a atribuição da Bandeira Azul ao Esteiro da Ereira foi conhecida a 28 de abril, passando a integrar o lote das 28 praias costeiras e fluviais da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra distinguidas em 2023.