FIRA celebra 142º aniversário com sede remodelada

No dia 3 de junho, a Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira (FIRA) folheou mais uma página dourada da sua história que assinala, este ano, 142 anos de existência. Antes da realização do 23º Festival de Bandas, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, inaugurou as obras de remodelação do edifício-sede da FIRA e aproveitou o momento para elogiar “o empenho e a resiliência do presidente da direção da FIRA, Bruno Reis, da sua equipa, de todos os sócios e amigos que contribuíram para a execução da obra”.
Na companhia do presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Nuno Valente, o edil montemorense destacou a dedicação de todos quantos ajudam a construir, diariamente, “uma associação vibrante e cheia de vitalidade”.

Com uma palavra especial também para os/as jovens músicos que fazem parte da filarmónica, para os/as folcloristas e para os/as alunos da escola de música, Emílio Torrão frisou: “A vossa alegria e energia fazem da FIRA uma associação de referência no concelho e na região. São uma inspiração para continuarmos a trabalhar em parceira e construirmos um território cada vez mais desenvolvido e pródigo em oportunidades”.
“Continuem a surpreender-nos e a deslumbrar-nos. Cá estaremos para aplaudir e vibrar com as vossas conquistas”, reforçou Emílio Torrão.

A intervenção permitiu ampliar o palco e os bastidores, trazendo uma melhoria de condições para o desenvolvimento da atividade cultural, associativa e recreativa.
Depois da cerimónia de inauguração e das intervenções das entidades presentes, a música e a criatividade tomaram conta da sede da FIRA com a atuação da filarmónica anfitriã, sob a batuta do maestro Luís Mota, e da Sociedade Filarmónica Portimonense, dando forma ao 23º Festival de Bandas.

A comemoração do 142º aniversário da FIRA decorre até 23 de julho com uma recolha de dádivas de sangue, no dia 15 de junho, a Noite de Marchas Populares, no dia 24 junho, e, a 23 de julho, com o Encontro de Folclore 2023.