Bombeiros de Montemor-o-Velho celebram 85º aniversário

As comemorações do 85° aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV) tiveram, no domingo, dia 26 de fevereiro, o seu ponto alto com a realização da sessão solene.
O momento foi aproveitado para celebrar a história da instituição - corporizada também no arranjo e bênção, da Ford V8, primeiro veículo motorizado da corporação montemorense -, para reconhecer o trabalho de todos quanto têm ajudado os Bombeiros, para lembrar e celebrar as conquistas mais recentes e para reiterar a confiança no futuro.
Na ocasião, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, disse: “são 85 anos de festa e de nada serve o futuro se não reconhecermos o presente e o passado”.
Ao fazer referência à candidatura apresentada pela AHBVMV para as obras no Quartel Sede, o governante frisou: “Tudo farei, com a ajuda da associação e da Câmara Municipal, para que na audiência prévia esta possa vir a ser uma candidatura vencedora”.
Ao deixar elogios à corporação montemorense, o governante deixou a intenção de regressar a Montemor-o-Velho, para, a convite do Presidente da Câmara, se inteirar, por exemplo, da plataforma RISE (Remote Intelligent Sensor for Environment and Civil Protection) - uma ferramenta de monitorização dos caudais do Rio Mondego -, e da eventualidade de replicar a ideia noutros locais.
No decorrer da sessão solene, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, fez questão de enaltecer e elogiar a direção da AHBVMV, o Comandante e o Corpo de bombeiros.
O autarca montemorense lembrou que está em curso o Regulamento Municipal de Concessão de Direitos e Benefícios ao Bombeiro Voluntário e que visa “ser um incentivo e um estímulo ao voluntariado”, bem como solicitou ao Secretário de Estado da Administração Interna que seja produzida rapidamente legislação que possa ajudar estas associações, devido ao serviço que prestam, a terem outro tipo de diferenciação, de modo a dar conforto a todas as entidades que querem apoiar os bombeiros em todo o país.
As intervenções do presidente da direção da AHBVMV, Nuno Rasteiro, e do comandante dos Bombeiros Voluntários, Joaquim Carraco, foram pontuadas pelo sentido de dever cumprido, lembrando toda persistência, criatividade e o muito trabalho feito em prol da população.
O bom momento que a instituição atravessa ficou confirmado pelo muito público presente e pelas muitas entidades e instituições que marcaram presença.
A inauguração e bênção de quatro viaturas (sendo que uma delas foi um veículo pesado de combate a incêndios oferecido pelos Bombeiros de Steinfort, do Luxemburgo) e de uma embarcação e atrelado (oferecidos por Luís Fonseca), a entrega de insígnias de promoção e condecorações, as distinções feitas a entidades e coletividades, as distinções honoríficas atribuídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses, o momento que voltou a juntar o fotojornalista Pedro Cruz e os intervenientes de uma fotografia registada durante os incêndios no concelho ou a apresentação multimédia da recuperação da Ford V8 e do trabalho realizado pela corporação montemorense no último ano, foram outros momentos que marcaram a sessão solene e o último dia de festejos.
A comemoração do 85º aniversário da AHBVMV, que se iniciou a 4 de fevereiro, ficou concluída com um almoço de confraternização.