Centro Náutico de Montemor-o-Velho acolhe Fórum de Treinadores de Canoagem 2017

O vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, marcou presença no arranque do Fórum de Treinadores de Canoagem 2017 que decorreu no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, no dia 4 de março.
Ao elogiar “a proveitosa parceria entre a Câmara Municipal e a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC)”, José Veríssimo, que assume também o pelouro do Desporto, sublinhou: “Este Centro Náutico foi um grande investimento para o Município. Porém, com a colaboração da FPC, temos tentado melhorar as condições e a rentabilidade deste equipamento desportivo, contribuindo, igualmente, para formar bons atletas”.
“A realização do Fórum de Treinadores de Canoagem em Montemor-o-Velho é um orgulho e também uma forma de reconhecimento pelo trabalho e pelo investimento que temos feito na área desportiva”, concluiu.
De igual modo, Ricardo Machado, vice-presidente da FPC, sublinhou: “Esta é cada vez mais a casa da canoagem portuguesa. Temos aqui grande parte das atividades e sentimo-nos bem em Montemor-o-Velho”.
Com palavras de agradecimento às entidades e aos participantes, o dirigente deixou ainda um cumprimento especial aos preletores convidados - pela partilha dos seus conhecimentos de forma gratuita -, e à canoísta olímpica e professora universitária, Beatriz Gomes, pelo apoio e colaboração para a realização da iniciativa.
Presente na sessão de abertura, o presidente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF), António Figueiredo, reiterou a disponibilidade da instituição para continuar a colaborar com entidade e instituições e lembrou: “[No desporto de alta competição], é fundamental que haja um aliado fundamental que é a Ciência”.
Na ocasião, António Figueiredo fez referência ainda à parte final do programa, com a apresentação de alguns trabalhos desenvolvidos pela Universidade de Coimbra na área da canoagem, bem como aludiu à dedicação de Beatriz Gomes, que apesar das muitas solicitações profissionais – recentemente, na mesma semana, foi empossada como subdiretora da FCDEF e como membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal – “foi capaz de encontrar forças e energias” para colaborar na organização do Fórum de Treinadores de Canoagem 2017.
De inscrição gratuita, a iniciativa foi organizada pela FPC e FCDEP, tendo tido o apoio do Município de Montemor-o-Velho e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude.
Recorda-se que a formação é dirigida a treinadores de Canoagem, sendo acreditada pelo IPDJ, com 1,5 Unidades de crédito, para a formação contínua de treinadores de Canoagem, componente específica.
Amanhã, dia 5 de março, o Centro Náutico recebe o controlo nacional de 2000 metros em contrarrelógio.