Município de Montemor-o-Velho disponibiliza plataforma de Arquivo Digital Municipal a toda a comunidade

De agora em diante, já é possível ter acesso, pela via online em https://arquivo.cm-montemorvelho.pt/, a documentos históricos à guarda no Arquivo Municipal, tais como o Foral Manuelino de Montemor-o-Velho de 1516, atas Municipais antigas ou fotografias. São cerca de 26 mil conjuntos de documentos históricos que agora se encontram à distância de um clique.

Tratando-se de uma extensão do Arquivo Municipal ao ambiente digital, este portal tem como potencialidades o acesso universal remoto a documentos e informações históricas, a preservação e conservação de documentos (fotos, vídeos e outros materiais), a facilidade de busca e navegação, a promoção do conhecimento e da descoberta cultural, a inclusão digital ou a atualização rápida e eficiente de séries documentais, entre outras.

A disponibilização desta plataforma ao público surge na sequência do processo progressivo de desmaterialização do Arquivo Municipal e desempenha um papel fundamental na promoção do acesso livre e transparente à informação, assim como na preservação e valorização cultural e educacional.

No motor de pesquisa (“pesquisar no arquivo”) do Arquivo Digital do Município de Montemor-o-Velho (X-arqWeb), poderá escrever o nome ou data do documento que pretende encontrar, sendo que na “pesquisa avançada” é possível incluir critérios mais detalhados que poderão permitir encontrar o/s documento/s desejados de uma forma mais eficaz.

Devido ao expressivo volume de documentos contidos no Arquivo Municipal, a base de dados do Arquivo Digital está em permanente atualização. Caso não encontre o documento pretendido, aconselhamos o contacto com os serviços do Arquivo Municipal, através deEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..