Festival da Lampreia da Ereira promete peixe do rio e lampreia de excelência

O XX Festival da Lampreia da Ereira foi, nesta tarde de domingo, apresentado ao muito público presente no Festival do Arroz e da Lampreia, em Montemor-o-Velho.

“Com imensa tradição e dirigido a um público-alvo muito específico, o Festival da Lampreia da Ereira é já bem conhecido dos verdadeiros amantes do peixe do rio e da lampreia que vêm de todo o país degustar esta nossa iguaria”. As palavras são de Emílio Torrão que fez questão de promover “este festival com características tão próprias” e integrá-lo na “estratégia de promoção dos produtos endógenos e de atração pelo concelho de Montemor-o-Velho”.

No dia 1 de abril, sábado, a Ereira, “catedral da lampreia”, acolhe a 20ª edição de um festival gastronómico apenas dedicado ao peixe do rio e à lampreia e que tem no arroz carolino do Baixo Mondego, produzido na Ereira, um parceiro fundamental.

Este é um “festival que esgota sempre”, pelo que o presidente da Autarquia montemorense apelou à inscrição no evento organizado pela Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) de Ereira: “Para além de desgustarem um prato de arroz de lampreia de belíssima qualidade, podem ajudar uma instituição sem fins lucrativos que realiza diariamente um trabalho ímpar no campo social”.

António Mateus, da organização do XX Festival da Lampreia da Ereira, acredita que “vale a pena ir à nossa bela freguesia saborear o nosso peixe do rio, a nossa lampreia e o nosso famoso arroz doce”. Antes do almoço na ACDS da Ereira há uma receção junto ao Esteiro, pelas 11h30, seguida de uma atuação do Grupo Folclórico da Ereira e da degustação de peixe do rio. O almoço será animado pelo Grupo Musical Band e a passagem de um filme sobre a pesca da lampreia.

As inscrições, limitadas a um máximo de 250 lugares, podem ser feitas através dos números de telefone 964.800.273 (Joaquim Coelho), 913.682.556 (Alcides Costa) ou 239.676.370 (Centro de Dia).

O XX Festival da Lampreia da Ereira é organizado pela ACDS da Ereira, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, do Grupo Folclórico da Ereira e da Junta de Freguesia da Ereira.

Mais informações aqui.