Biblioteca da Junta de Freguesia de Pereira integra rede de bibliotecas de Montemor-o-Velho

A biblioteca da Junta de Freguesia de Pereira prepara-se para ganhar um novo ímpeto com a apoio da Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD). Esta quinta-feira, dia 11 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Montemor-o-Velho, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, assinou um protocolo de colaboração, entre o Município e a Junta de Freguesia de Pereira, com o intuito de integrar a biblioteca Pereirense na rede de bibliotecas de Montemor-o-Velho.

“As bibliotecas têm um papel importante na comunidade e, neste sentido, esta integração vai melhorar o acesso à cultura e ao conhecimento, e também contribuir para a promoção do livro e de hábitos de leitura”, sublinhou Emílio Torrão.

Ao elogiar “o trabalho que o Executivo Pereirense tem desenvolvido em prol da cultura e do desenvolvimento”, a vereadora Diana Andrade desejou que “a iniciativa seja um estímulo e um incentivo para as outras Freguesias e Uniões de Freguesias, por forma a continuar a dinamizar a BMAD e levá-la também a todo o concelho”.

Visivelmente satisfeito com “a mediada que vai permitir melhorar a oferta aos utilizadores deste espaço da freguesia”, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, congratulou-se “com o caminho que a Biblioteca da Junta de Freguesia de Pereira está a fazer” e agradeceu “a todas as pessoas que têm ajudado este projeto a crescer, sempre em prol da comunidade”.

Com a integração na rede de bibliotecas de Montemor-o-Velho, a biblioteca da Junta de Freguesia de Pereira passa a dispor, por exemplo, de acesso à aplicação Biblionet, acompanhamento técnico, apoio na organização e gestão dos fundos documentais da biblioteca, ficando ainda prevista a troca de experiências, partilha de recursos ou de iniciativas conjuntas que desenvolvam as literacias junto dos utilizadores.

Por sua vez, a Junta de Freguesia compromete-se, entre outros, a disponibilizar um fundo documental e recursos humanos para o seu normal funcionamento.

Recorda-se que a biblioteca da Junta de Freguesia de Pereira foi inaugurada no dia 23 de setembro de 2023, no edifício sede da junta Pereirense, e funciona de 2ª a 6ª, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h e no horário de atendimento do Executivo, às 2ª e 5ªs, das 19h às 20h.