Exposições marcam cinquentenário do 25 de abril na Biblioteca Municipal Afonso Duarte

“Biblioteca censurada e documentos amordaçados pelo Estado Novo” e “Ditadura, Revolução, Democracia – 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” são os nomes das exposições que, até ao dia 30 de abril, podem ser visitadas na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Com a primeira, o Município, através da Biblioteca e do Arquivo Municipal, associa-se à exposição “Biblioteca da Censura: a devolução ao público”, publicada pelo Público e A Bela e o Monstro, composta por 25 volumes que o regime quis ocultar e que guardou secretamente para que ninguém os lesse. Os livros, recorde-se foram recuperados após o assalto da população, em 26 de abril de 1974, à última sede dos Serviços de Censura, em Lisboa, sendo que hoje estão depositados na Biblioteca Nacional de Portugal.

Além destas publicações de autores como Natália Correia, Jorge Amado ou Friedrich Nietzsche, a exposição “Biblioteca censurada e documentos amordaçados pelo Estado Novo” contém ainda 10 cartazes retirados da revista do Expresso “O que a censura cortou”, assim com vários documentos censurados pelo regime da época à guarda do Arquivo Municipal.

Por outro lado, a exposição itinerante “Ditadura, Revolução, Democracia – 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” é composta por vários painéis, subjacentes a temas como os regimes políticos do Século XX, o Estado Novo, a Guerra Colonial e o MFA, a Revolução, a descolonização e as independências, a democracia e o Artivismo (arte e ativismo), entre outros. Os painéis dispõem ainda de um repositório com conteúdos alargados, em áudio, vídeo e texto.

A mostra é organizada pela Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra (CIM-RC) e pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra (RIB-RC), estando patente nos 19 municípios que integram a CIM Região de Coimbra.

Ambas as exposições têm entrada gratuita e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte.