Noite inesquecível no Castelo de Montemor-o-Velho com Concerto Abril 50

O Castelo de Montemor-o-Velho foi o palco, no dia 4 de maio, de uma noite inesquecível com o concerto Abril 50, protagonizado pela Orquestra Masterclass 2024, com a participação especial de Sérgio Godinho e de várias dezenas de artistas nacionais e locais. Com "casa" cheia, o espetáculo multidisciplinar gratuito encerrou, com chave de ouro, o programa comemorativo do 50º aniversário do 25 de abril de 1974 em Montemor-o-Velho, num momento de celebração da liberdade e das conquistas da revolução.

Em palco estiveram mais de uma centena de participantes que, através da música, poesia, teatro e dança, evocaram alguns dos episódios mais marcantes das últimas décadas do país, numa viagem que começou antes da Guerra em África e foi até ao 25 de Abril de 1974, passando também pela censura, pelos aerogramas, as cartas de incorporação militar ou a repressão.

“Liberdade” ou “O Primeiro Dia” foram alguns dos temas interpretados por Sérgio Godinho com a Orquestra Masterclass 2024 e que juntaram as vozes do muito público presente, criando um ambiente festivo ainda mais especial. “Esta comunhão e esta partilha é muito importante para mim e para nós todos!”, disse, na ocasião, Sérgio Godinho.

Numa noite repleta de emoções e memórias, o espetáculo fez-se com a energia e talento de 78 jovens instrumentistas das filarmónicas e orquestra do concelho que participaram na Masterclass 2024, a que se juntaram Sérgio Godinho, António Fonseca, José Fanha, Maria Henrique, Sara Travassos, Cláudio Dias, Maria Inês Graça, Pedro Ferreira (piano), Ricardo Silva (guitarra portuguesa e guitarra de Coimbra), Escola de Dança Renata Costa, Estúdio de Dança Nadine Loureiro, elemento do Grupo Cénico e Amador da Portela, Colégio de São Teotónio de Coimbra e comunidade local.

No final da iniciativa, o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, agradecendo "a todas as pessoas envolvidas neste momento que vai ficar na memória de todos os presentes", sublinhou que o concerto Abril 50 "reforça a premissa Valorizar o que é nosso" ao juntar jovens instrumentistas concelhios, comunidade local, associações e profissionais das artes num mesmo palco, que resultou num "espetáculo maravilhoso”.

Recorda-se que concerto Abril 50 | Orquestra Masterclass 2024 teve os arranjos e orquestração de Miguel Alves, a direção artística de Diogo Carvalho e a direção musical de Paulo Silva, encerrando, da melhor forma, programa comemorativo do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974 em Montemor-o-Velho.

De 26 de março a 4 de maio, o vasto programa comemorativo foi desenvolvido em estreita colaboração entre a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal, tendo contado com a colaboração das Freguesias e Uniões de Freguesias e do tecido associativo do concelho.