Feira de Pereira vai ganhar espaço multifuncional

“Uma obra significativa, simples, moderna e que vai trazer um ar muito urbano a Pereira”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, descreveu o projeto de requalificação do Largo da Feira de Pereira e da sua envolvente, cuja empreitada foi, na tarde de 10 de maio, consignada em Pereira.

O edil recordou ainda que esta obra “tão importante para os Pereirenses” já começou a ser “assegurada pelos serviços municipais”, através da realização trabalhos preparatórios de terraplanagem, levantamento de lancis e movimentação de terras que permitiram reduzir o custo global da intervenção e contribuir para que “uma velha ambição de Pereira” esteja agora mais perto de se tornar realidade.

A diretora municipal, Andreia Lopes, foi uma das principais impulsionadoras do projeto que, segundo explicou, assenta em 3 dimensões fundamentais: “dar uma entrada visível e agradável à vila de Pereira, melhorar a utilização do espaço e proporcionar condições mais adequadas à feira”. “Espero que esta intervenção volte a trazer para este espaço do Largo da Feira a vivacidade e a vivência que merece e que volte a trazer para a baixa o dinamismo de outros tempos”, destacou.

Também o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, expressou que “Pereira só tem a ganhar” com a renovação do espaço e, agradecendo o sentido de compromisso do executivo, dirigentes e colaboradores da Câmara Municipal, notou: “eu próprio tenho muito orgulho nesta obra e por ser feita no meu mandato”.

A intervenção promovida pelo Município visa reforçar as vivências comunitárias e adequar o local às exigências atuais, nomeadamente através da construção de uma área verde de lazer ideal para refeições ao ar livre, da reorganização do espaço dedicado à feira mensal e da melhoria das condições para a realização de atividades e eventos de cariz cultural, lúdico e desportivo.

No fundo, pretende-se que este seja também um espaço de encontro e confluência da população da vila, do concelho e da região, que possa ir mais além do tradicional convívio que a realização da feira mensal proporciona, dotando-o de uma oferta diversificada e criando um ambiente propício para o usufruto pleno entre família e/ou amigos/as.

Para isso, o novo Largo da Feira vai contar com uma área de piqueniques que tira partido da vegetação existente, um palco, várias zonas de jogos para diferentes públicos (como um espaço para o jogo da malha e uma parede de escalada), zona para a prática de exercício físico, instalações sanitárias preparadas para receber pessoas de mobilidade reduzida e percursos para usufruir dos espaços verdes abertos, entre outros.

Com um prazo de execução global de 210 dias - 120 dias para a 1ª fase e 90 dias para a 2ª fase -, a empreitada “Arranjo Urbanístico de Pereira – Largo da Feira” representa um investimento municipal de 299.644,50 €, acrescidos de IVA, e foi adjudicada à empresa Rigorvias Construções, Lda.