Crianças e seniores celebraram o “Pão da Ascensão” na Carapinheira

No dia 9 de maio, quinta-feira, a tradição do “Pão da Ascensão” voltou a cumprir-se na Carapinheira. No adro da Igreja Matriz da Carapinheira, a LACAM - Liga dos Amigos dos Campos do Mondego preparou um momento de partilha intergeracional, através da realização da tradicional largada de passarinhos (pombos correios) e da distribuição do “Pão da Ascensão”, assinalando o Dia da Ascensão.

Na iniciativa, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, destacou que, “ao manter viva esta tradição, a LACAM está a contribuir para a preservação do património imaterial do território e transmite para as gerações mais jovens a importância de valorizar as suas raízes e costumes”.

Dezenas de pessoas, entre as quais as crianças do Jardim de Infância e do 1º ciclo da EB1 da Carapinheira, utentes do Centro Social e Paroquial da Carapinheira, do lar Quinta Verde e população em geral, relembraram assim o dia que outrora era considerado “o mais santo do ano”.

No que diz respeito ao pão, a tradição diz que neste dia se vai buscar o pão do ano anterior, partilha-se em família à refeição e guarda-se o pão deste ano até ao próximo ano.