Animação, solidariedade e sustentabilidade no Mercadinho da Bagageira do Seixo de Gatões

No passado domingo, dia 12 de maio, o Mercadinho da Bagageira, realizado no Largo de São João do Seixo de Gatões, esteve repleto de convívio, animação, oportunidades, sustentabilidade e solidariedade.

Com as bagageiras dos carros a servir de “montra” e numa lógica de economia circular, ao longo do dia, inúmeras de pessoas aproveitaram para comprar artigos em 2ª mão, assim como outros adereços e projetos, mas também para assistir a pequenos espetáculos e participar numa onda solidária: a quermesse “vamos ajudar o Diogo”, constituída por artigos oferecidos pela população e que vai continuar no Mercado Sem Regras, a realizar no próximo sábado, dia 18 de maio, no jardim junto ao mercado municipal de Montemor-o-Velho.

No Mercadinho da Bagageira, organizado pela Comissão de Festas de S. João Batista 2024 em parceria com Graça Cavaleiro do projeto “Bolachinhas da Foz”, o vereador da Câmara Municipal, José Veríssimo, destacou “o empenho e a criatividade da comissão de festas nas diversas iniciativas que já realizaram” e definiu a ação solidária como “um exemplo do que deve verdadeiramente ser o espírito comunitário e a prova que a união da população pode de facto fazer a diferença”. Em relação ao mercadinho, José Veríssimo frisou que a iniciativa, “para além de sensibilizar para a poupança de recursos do planeta, tem o mérito de convencer a população da freguesia e do concelho a sair à rua, a divertir-se e a usufruir do espaço público”.

Ao longo do dia, os visitantes puderam ainda petiscar no bar, saborear o pernil e comer arroz doce, assim como desfrutar dos momentos de animação musical e cultural protagonizados pelo Rancho Regional do Seixo, os grupos de dança Anjos D’Azul e Fénix Groove e ainda pelo saxofonista Tiago Taborda.