Condições ímpares do Centro Náutico atraem seleções de canoagem e remo

O Centro Náutico de Montemor-o-Velho continua a afirmar-se no panorama desportivo nacional e internacional e os estágios recebidos desde o início do ano, na preparação para os Jogos Olímpicos e outras importantes provas, são exemplos disso mesmo.

Além das presenças assíduas das seleções portuguesas de canoagem e remo, quer para treinos nacionais, quer no âmbito da preparação olímpica, desde janeiro a infraestrutura foi escolhida para estágios de seleções de canoagem como a Coreia do Sul, França, Chéquia ou Polónia, e seleções de remo como a Alemanha ou a Suécia.

No primeiro trimestre de 2024, apenas no que diz respeito a estágios nacionais e internacionais, o Centro Náutico acolheu mais de 200 atletas femininos e masculinos, que em conjunto somaram cerca de 34 mil horas de utilização da infraestrutura. Integrados nos respetivos projetos olímpicos, Fernando Pimenta, João Ribeiro e Teresa Portela, na canoagem, ou Afonso Costa, Dinis Costa e André Pinto, no remo, foram alguns dos nomes incontornáveis que usufruíram do plano de água com 2000 metros de extensão, assim como dos diversos equipamentos e condições que contribuem para o treino de alto rendimento dos atletas.

Recentemente, também a seleção nacional de Kayak Polo regressou àquela que, em agosto deste ano, será a casa do Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem - o Centro Náutico -, preparando a sua presença na competição.

Porém, os estágios de seleções são apenas uma pequena parte da atividade regular do Centro Náutico de Montemor-o-Velho, dado que a infraestrutura é utilizada para treinos de atletas/equipas locais, aulas de desporto escolar ou cursos profissionais e até mesmo para eventos não desportivos como formações ou reuniões, aproveitando as caraterísticas singulares da Torre de Chegada.

O espaço é gerido integralmente pelo Município de Montemor-o-Velho e foi desenhado para acolher grandes eventos que se estendem além do plano de água e atestam a sua versatilidade e a suas condições de excelência. A prova de ciclismo GranFondo World Series – Coimbra Region, a 1ª etapa do Campeonato Portugal de Drift 2024 (automobilismo) ou a Taça de Portugal de Regatas em Linha (canoagem), são apenas alguns dos eventos ali realizados desde o início do ano e que demonstram a capacidade para receber importantes provas desportivas, assim como atrair milhares de atletas e entusiastas.

Pesca desportiva, aeromodelismo, corrida e até caminhadas, são outras modalidades e atividades que “encaixam” no perfil multidesportivo do Centro Náutico, sendo que nos últimos anos tem sido feito um esforço municipal significativo para abrir a estrutura à comunidade e à realização de eventos diversificados.

*fotografias do Kayak Polo gentilmente cedidas pelo Clube Fluvial de Coimbra