Município de Montemor-o-Velho participou no IV Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais

O IV Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) reuniu, em Barcelos, no dia 18 de maio, mais de uma centena de representantes do Poder Local que debateram os desafios e as oportunidades do poder local e a proximidade aos eleitores.

Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, tomou a palavra durante o momento “Dar voz aos PAM’s” (Presidentes das Assembleias Municipais) e, ao sublinhar que “as Câmaras Municipais têm cada vez mais competências e as Assembleias Municipais têm que as apreciar e fiscalizar”, deixou um desafio: “é chegado o tempo deste Órgão, criado pela Constituição da República Portuguesa de 1976, ter uma maior dignificação feita através da concessão dos meios e das competências necessárias para que as Assembleias Municipais cumpram o seu papel, de acordo com o que a lei lhes consagra”.

Ao longo dia, a jornada de debate e reflexão que contou também com a presença do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, na Sessão de Abertura, e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, na Sessão de Encerramento, proporcionou, entre outros, a realização da mesa redonda “Juventude e participação política de proximidade” ou a apresentação da plataforma PoDe - PLP (que pretende estreitar a ligação entre os órgãos deliberativos do poder local dos países da CPLP) e do Canal Autárquico.