Escolas e Jardins de Infância do concelho assinalaram Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família foi celebrado no dia 15 de maio e alguns Jardins de Infância e Escolas do concelho assinalaram a data com programas recheados de convívio, movimento e cultura, que se estenderam a toda família e convidaram à descoberta e usufruto do espaço público ou escolar.

A vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, viveu de perto o “ambiente de grande alegria e partilha” que se fez sentir e reforçou: “deve existir sempre tempo e espaço para valorizarmos a família e desfrutarmos destes momentos de felicidade e união”. “As escolas e os jardins de infância estão de parabéns por, uma vez mais, aproximarem e unirem toda a comunidade educativa: educadores, professores, auxiliares, pais, comunidade e crianças”.

Neste sentido, o Jardim de Infância da Carapinheira, a par de um piquenique no Parque de Merendas de Montemor-o-Velho, promoveu uma caminhada saudável que, para além de divulgar a campanha “Maio, Mês do Coração”, incentivou à descoberta da Biblioteca Municipal, do Centro Interpretativo e do Parque Ribeirinho. Também a EB1 e o Jardim de Infância do Seixo de Gatões e a Escola Básica de Meãs do Campo saíram da sala de aula e desafiaram as famílias a “mexer” com animados momentos de dança e de convívio. O que também fez “mexer” a Escola Básica de Tentúgal foi a “II Feira Movimenta-te”, realizada no dia 17 de maio, que proporcionou momentos de convívio intergeracionais, numa manhã festiva com muita atividade desportiva e cultural para as crianças e comunidade. As histórias contadas por José Craveiro e a atuação do Grupo de Cavaquinhos MovTentúgal da Associação Corvo e Pinho foram algumas das ações que marcaram a iniciativa que contou também com a colaboração do grupo de pais, da Junta de Freguesia de Tentúgal e da Box N111 – Montemor-o-Velho.

Recorde-se que Dia Internacional da Família procura promover a consciencialização sobre as questões relacionadas com as famílias, assim como uma maior compreensão dos processos sociais, económicos e demográficos que as afetam globalmente. Também nesta data, a Organização das Nações Unidas (ONU) destaca o reforço do papel da mulher no seio da família, visando o alcance da igualdade na distribuição de responsabilidades familiares.

*fotografias gentilmente cedidas pelas Escolas/Jardins de Infância.