Município antecipa Dia Mundial da Criança nas Escolas e JI’s: “Sonhem e voem alto!”

Para as crianças de todos os jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho, o Dia Mundial da Criança começou mais cedo e com uma mensagem especial: “no aconchego e amor do ninho, nasce a liberdade de voar e sonhar alto”. A dedicatória está gravada na lembrança – um abrigo para pássaros feito pelos serviços municipais na Sala de Aula do Futuro - que hoje, dia 31 de maio, foi entregue pelo Município a cada uma das cerca de 1300 crianças que frequentam estes espaços de ensino.

E porque os espaços de ensino devem também ser espaços de diversão e liberdade, os jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho tiveram hoje ainda mais cor e alegria. Ao longo do dia, o Município de Montemor-o-Velho colocou 24 insufláveis à disposição das crianças que criaram momentos inesquecíveis à boleia de gargalhadas e pulos de alegria.

Na visita a todos os jardins-de-infância, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, expressou que “as crianças são de facto o melhor do mundo. Queremos que se divirtam e aprendam. Que este seja mais um pretexto para construírem memórias felizes e que se lembrem sempre que são livres e que todos nós cá estaremos para vos incentivar a sonhar”. Diana Andrade deixou ainda a sugestão para as crianças: “em conjunto com a vossa família, escolham um local ao ar livre para colocar o vosso abrigo para pássaros e vão acompanhando a chegada dos seus novos habitantes".

No Dia Mundial da Criança, sábado, das 11h às 19h00, a aventura continua e toda a família está convidada a desfrutar do mundo de animação infinita, brincadeira e muitas surpresas, no qual se vai transformar o Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho.

Banhos de espuma, 12 insufláveis, pinturas faciais, atividades equestres ou a cativante exposição de viaturas da GNR, Bombeiros e Proteção Civil integram as várias experiências propostas pelo Município de Montemor-o-Velho para contagiar pequenos e graúdos. Espetáculos de música e malabarismo, animação de rua e parada, visitas à vila no comboio ou quilómetros de aventura na pista ciclável são iniciativas complementares que prometem juntar (ainda) mais alegria e entusiasmo à celebração do Dia Mundial da Criança no concelho.

O programa é organizado pelo Município de Montemor-o-Velho e conta com as parcerias do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Águas do Baixo Mondego e Gândara, Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho da GNR, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Associação Filarmónica 25 de Setembro, Associação Filarmónica União Verridense, Projeto Carlota, Centro Equestre de Montemor-o-Velho, Lactogal e Federação Portuguesa de Ciclismo.