Plano de Cogestão do Paul de Arzila – Dê o seu contributo!

Está a decorrer o período de consulta pública da proposta do Plano de Cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila 2024-2026.

Pode dar o seu contributo, até ao dia 11 de junho, por escrito, através de uma das seguintes formas:

- Presencialmente na Divisão de Relação com o Munícipe e de Apoio Administrativo (DRMAA) da Câmara Municipal de Coimbra, situada no Mercado Municipal de Coimbra, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30;

- Presencialmente na Loja do Cidadão de Coimbra, das 8h30m às 19h30m;

- Via correio postal para Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra.

Consulte a proposta do Plano de Cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila aqui

Consulte o edital aqui

Mais informações

O Plano de Cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila 2024-2026 é um instrumento de apoio à gestão da Reserva Natural. Foi elaborado pela Comissão de Cogestão e incide sobre o território desta área protegida, que envolve parte dos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, cujos municípios integram também essa comissão.

O plano prevê a realização de múltiplas ações de sensibilização e comunicação sobre o património natural, a dinamização de atividades que envolvam a utilização sustentável de recursos endógenos (como a vegetação com a qual são produzidas as esteiras), a reabilitação do Centro de Interpretação da Reserva Natural do Paúl de Arzila e a instalação de sinalética e requalificação de percursos, bem como a instalação de um parque de apoio ao visitante.

A Comissão de Cogestão é constituída pela Câmara Municipal de Coimbra, que a preside, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Universidade de Coimbra, a Escola Superior Agrária de Coimbra, a Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, a Associação dos Amigos do Paul de Arzila e a Entidade Regional de Turismo do Centro.

A Reserva Natural do Paul de Arzila é a única Reserva Natural da Região de Coimbra e integra a rede de Pauis do Baixo Mondego. É classificada por diversos dispositivos comunitários como a Diretiva das Aves e a Diretiva Habitats e, em paralelo, é também protegida pela Convenção Ramsar, que promove a conservação das zonas húmidas a nível mundial.

*Fotografia da Garça Vermelha, símbolo do Paul de Arzila, gentilmente cedida por João Figueiredo.