Município promove dádiva de sangue junto dos colaboradores

No âmbito do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se assinala hoje, dia 14 de junho, o Município promoveu uma sessão de dádiva de sangue junto dos seus/uas colaboradores/as, com o intuito de sensibilizar para esta causa e fomentar o espírito de partilha, de solidariedade e de valorização do próximo.

Cerca de 40 trabalhadores dos vários serviços municipais acreditaram que “dar sangue é dar vida” e responderam ao desafio que contou com a parceria do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. De modo a reforçar o espírito de entreajuda e a incentivar a comunidade a ter um papel ativo nesta “missão”, o Município pretende realizar ações similares dirigidas a toda a população.

O Dia Mundial do Dador de Sangue é dinamizado pela Organização Mundial de Saúde e o tema “20 anos a celebrar a dádiva: obrigado, dadores de sangue!”, foi o escolhido para assinalar o 20º aniversário da efeméride que se assinala este ano.

A necessidade de aprovisionamento de sangue quer para tratamentos, quer para intervenções urgentes, é uma realidade. O sangue é vital em todo o tipo de emergências: desastres naturais, acidentes, conflitos armados, entre muitos outros, daí que sejam tão importantes as doações por parte de voluntários.