AFUV celebrou 216º aniversário

A Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) é uma das mais antigas formações musicais do país e, no domingo, dia 16 de junho, celebrou a sua vitalidade e importância. Com casa cheia, o 216º aniversário foi assinalado com muita música e teve também como convidado especial o maestro Afonso Alves, autor de diversas obras musicais e responsável, entre outros, pela Banda Fórum – Filarmónica Portuguesa.

A vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, na companhia do presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Nuno Valente, marcou presença na sessão solene que contou com a atuação do Coro Polifónico da AFUV e sublinhou: “Há 216 anos que o capital humano é a força da AFUV, que tem sabido enfrentar as dificuldades, sendo um exemplo de superação e uma  relevante instituição para a comunidade, para o concelho e para a região”.

Na ocasião, a vereadora referiu que as associações são parceiros fundamentais na programação cultural do concelho e que, por isso, tem havido um apoio mais abrangente que passa, por exemplo, por questões logísticas ou formativas, nomeadamente “a dinamização da masterclass que investe na formação e qualificação dos jovens das filarmónicas e que, este ano, teve a coordenação pedagógica de Paulo Silva, o maestro da AFUV”. “A importância da AFUV traduz-se também na capacidade de juntar as famílias nesta grande família associativa, passando o testemunho através das gerações e da celebração da música, essa arte que tem a capacidade de transcender as palavras e unir as pessoas”, reiterou Diana Andrade.

O dia festivo começou com a missa solene, seguindo-se a romagem ao cemitério, o almoço de aniversário e, após a sessão solene que entregou também as placas de dedicação de 5, 10, 15 e 25 anos aos músicos, a AFUV brindou o público presente com o concerto comemorativo de aniversário.

O programa comemorativo do 216º aniversário da AFUV iniciou-se, do dia 13 de junho, com o Hastear da Bandeira e a Arruada. No dia 14, foi a vez dos mais novos mostrarem o seu talento com a Audição dos alunos da Escola de Música da AFUV. No dia 29, a festa termina com o tradicional arraial dos Santos Populares, a partir das 20h, e com a atuação de uma orquestra surpresa.