Sessões de esclarecimento “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos” | Inscreva-se!

A primeira sessão de esclarecimento sobre a recolha de Biorresíduos no concelho de Montemor-o-Velho tem lugar já esta quarta-feira, dia 19 de junho, às 18h30, no Centro Cultural do Seixo de Gatões.

A iniciativa volta a realizar-se no dia 22, sábado, às 9h30, no Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira.

De participação gratuita, a inscrição é obrigatória e pode ser feita através no nº de telefone 939 016 097 ou através do link https://forms.gle/mK2vgoiJBAQ1pnk26 e os/as participantes vão poder levar para casa o seu compostor, o saco para a recolha de verdes e/ou o balde de 10 litros e o cartão que permite a abertura dos novos contentores de biorresíduos que estão a ser colocados em todo o concelho.

Nas sessões de esclarecimento vão ser apresentados os projetos municipais - “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos - Da Terra à Terra - Fazer Composto é de Bom Gosto, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), e a “Compostagem em MOVimento”, cofinanciado pelo Fundo Ambiental – que disponibilizam três soluções que permitem separar e transformar os resíduos orgânicos.

Assim, as sessões de esclarecimento vão apresentar e esclarecer as opções recolha Bio, dedicada aos restos alimentares e direcionado para quem não tem jardim e/ou quintal; a recolha de resíduos verdes, pensado para os sobrantes verdes do jardim e/ou do quintal e a compostagem doméstica, com recurso a um compostor a ser colocado no jardim ou no quintal.

As diversas medidas municipais têm como propósito reforçar a estratégia e princípios de desenvolvimento sustentável, em articulação com as Diretivas Comunitárias e Estratégias Nacionais em matérias de gestão de resíduos, por forma a reduzir o encaminhamento para aterro sanitário de resíduos que são recursos importantes e que podem ser usados, por exemplo, para a produção de fertilizante.

Saiba mais sobre os projetos municipais em https://cm-montemorvelho.pt/index.php/residentes/ambiente