Montemor-o-Velho combate as plantas invasoras de caiaque

No dia 15 de junho, o troço do rio velho entre Tentúgal e as Meãs do Campo foi alvo de uma ação de sensibilização relativa a plantas invasoras e à preservação da flora autóctone, com uma descida de caiaque.

Esta ação permitiu realizar a monitorização de Ludevígia rastejante (Ludwigia peploides), a remoção de jacinto-de-água (Eichornia crassipes) e de erva pinheirinha (Myriophyllum aquaticum) naquele troço de rio, bem como ainda conhecer algumas espécies autóctones a proteger, tais como a estaque-do-baixo-mondego (Stachys palustris L.) e o junco-florido (Butomus umbellatus L.).

Com a colaboração do Clube Náutico Mondego, a iniciativa, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, reuniu cerca de 25 participantes.

Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, saudou “a entrega e a dedicação” dos/as participantes e referiu: “É sempre de saudar quando as diversas entidades unem esforços para cuidar do ambiente e, por isso, é gratificante constatar o excelente entendimento entre o Município, a sociedade civil e a comunidade científica”.

A iniciativa realizou-se no âmbito dos projetos de Erradicação e controlo de Ludwigia peploides e de Ludwigia grandiflora em Montemor-o-Velho, financiados pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática e Fundo Ambiental, e visa concretizar o Plano de Ação para o território da CIM-RC, nomeadamente a realização das Medidas/Ações de Prevenção e Deteção-Precoce + Resposta/ Erradicação Rápida e também de Controlo e/ou Contenção de duas espécies de ludevígias invasoras (Ludwigia peploides e Ludwigia grandiflora) já presentes no território da CIM-RC.