Município de Montemor-o-Velho com concurso público para arranjo urbanístico da Praça da República de Montemor-o-Velho

O Município de Montemor-o-Velho deu início ao procedimento do concurso público da empreitada para o arranjo urbanístico da Praça da República de Montemor-o-Velho, cujo preço base do procedimento é de 315 mil euros, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor, com prazo de execução de 150 dias.

A Praça da República, junto aos Paços do Concelho, na vila de Montemor-o-Velho, vai ficar ainda mais moderna e atrativa.

O projeto de arranjo urbanístico, de autoria dos serviços municipais, vai acrescentar melhores condições de vivência ao espaço, e visa garantir a acessibilidade condicionada no espaço público e a valorização do usufruto, conforto e segurança dos peões.

A requalificação daquele espaço do centro urbano da vila de Montemor-o-Velho pretende potenciar e reforçar as dinâmicas sociais e aumentar o conforto e usufruto da Praça com mobiliário urbano e incorporação de zonas verdes.

A intervenção prevê ainda a execução de um percurso acessível em lajeado calcário que garanta a ligação entre a Praça da República e o Mercado Municipal, passando pela rua de Tanegashima e a rua Fernão Mendes Pinto, garantindo assim a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

No que diz respeito à circulação automóvel, será definido um canal de atravessamento viário condicionado a veículos de emergência e/ou cargas e descargas, delimitado através de dissuasores. A intervenção pretende, de facto, tornar o espaço numa zona pedonal, sem possibilidade de estacionamento (excecionando-se um lugar dedicado ao Município e um lugar dedicado à Santa Casa da Misericórdia).

A potenciação da Praça para acolher eventos municipais e a valorização das personalidades representativas da história de Montemor-o-Velho, através da gravação de frases no lajeado de calcário, são outras características deste projeto que pretende dar uma nova vida a esta Praça emblemática do concelho.

As peças do concurso são disponibilizadas na Plataforma Eletrónica AcinGov e poderão ser consultadas na Unidade Orgânica de Apoio Administrativo da Divisão de Obras Municipais, do Município de Montemor-o-Velho, para consulta dos interessados, desde o dia da publicação do anúncio até ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.

O prazo para apresentação de proposta é de 30 dias a contar da data do envio do anúncio para publicação no Diário da República.