"Castelo do Fado Dançado” reuniu 350 participantes

No sábado, dia 22 de junho, o bairro Montemayer abriu as suas portas ao mundo e levou cerca de 350 participantes por uma viagem à alma portuguesa, sempre com muito humor, dança, música e teatro. O "Castelo do Fado Dançado” foi tema da visita guiada noturna que integra o “Castelo Sente”, programação cultural municipal regular do Castelo de Montemor-o-Velho.

Sem esquecer a identidade local, o serão cultural foi buscar inspiração aos grandes clássicos do cinema Português, como "A Canção de Lisboa" e "O Pátio das Cantigas", passando pelas revistas musicais, oferecendo um momento inesquecível no castelo de Montemor-o-Velho.

Com palavas de agradecimento “aos serviços do Município e a todas as pessoas que estão a contribuir para a dinamização cultural do Castelo, criando momentos únicos e contribuindo para a formação de públicos”, a vereadora da Câmara Municipal, Diana Andrade, na companhia o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, sublinhou: “O sonho de abrir o Castelo às pessoas, tornando-o num monumento vivo e dinâmico está a acontecer e é um facto que a todos nos deve orgulhar. Esta foi mais uma noite de sonho que se concretizou e que fez da arte um veículo para enriquecer as centenas de visitantes que escolheram Montemor-o-Velho para desfrutar no nosso Castelo do Fado Dançado”.

“Este é um espaço singular e que, a cada visita guiada noturna, continua a surpreender quem o visita, atraindo cada vez mais público”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, no início da iniciativa que mostrou o dia a dia do Bairro Montemayer, onde as figuras conhecidas do imaginário português, como o carismático Vasco Santana e a espirituosa Beatriz Costa, se apresentaram com as novas criações, como as lavadeiras, as peixeiras, as beatas, o Padre e a Governanta ou o Presidente da Junta e o seu secretário, terminando numa grande festa na Taberna da Lampreia Feliz.

Com texto, encenação e direção artística de Diogo Carvalho, a iniciativa contou com a participação dos músicos Pedro Ferreira (piano), Ricardo Silva (guitarra portuguesa) e Vasco Travassos (bateria); dos/as fadistas Sara Travassos, Inês Freire e Cláudio Dias, bem como contou ainda com a participação da Escola de Dança Renata Costa, do Estúdio de Dança Nadine Loureiro e de elementos da comunidade local.