Compostagem em MOVimento apresentada em Pereira

No dia 22 de junho, no Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira, realizou-se uma sessão de formação e capacitação sobre a ação municipal Compostagem em MOVimento, tendo sido apresentadas as três soluções em implementação no concelho que permitem a valorização dos biorresíduos.

Presente na iniciativa que contou com a presença de 20 participantes, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, na companhia de Clara Nunes, secretária da Junta de Freguesia de Pereira, ao apelar “ para a importância de passar a mensagem de que temos todos que adotar medidas que contribuam para separar e transformar os resíduos orgânicos”, reforçou: “Partilhem com o vossos amigos e familiares os conhecimentos adquiridos e os benefícios que podemos ter enquanto comunidade com a adoção de novos comportamentos”.

Consoante a solução mais adequada, no final da sessão, os participantes levaram para casa um balde de 10l, um compostor e/ou um saco para resíduos verdes.

Recorda-se a ação de valorização contempla a recolha de Biorresíduos, dedicada aos restos alimentares e direcionada para quem não tem jardim e/ou quintal, a recolha de resíduos verdes ou a compostagem doméstica, com recurso a um compostor a ser colocado no jardim ou no quintal.

Assim e a decorrer em todo o concelho, o Município está a distribuir gratuitamente 600 compostores domésticos aos interessados, bem como está a realizar uma campanha porta-a-porta com a distribuição de baldes de 10L, para o setor doméstico, e o cartão que permite abrir os novos contentores castanhos que estão a ser colocados na rua, estando preparado para entrar em funcionamento no dia 1 de julho.

Para mais esclarecimentos, os interessados em saber mais sobre as diversas medidas, devem ligar o nº de telefone 939 016 097.

Atualmente estão em implementação os seguintes projetos municipais: “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos - Da Terra à Terra - Fazer Composto é de Bom Gosto, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), e a “Compostagem em MOVimento”, cofinanciado pelo Fundo Ambiental.