Centro de Ideias - Cowork Lab inaugurado em Montemor-o-Velho

Em Montemor-o-Velho, há um novo local que pretende estimular o trabalho colaborativo, a criatividade, mas também ser um polo de revitalização do centro histórico de Montemor-o-Velho. No dia 2 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, inaugurou o Centro de Ideias - Cowork Lab.

“Espero que, de hoje em diante, este seja um espaço de criação, de surgimento de novas ideias, projetos e empresas e, sobretudo, de uma nova dinâmica para Montemor-o-Velho”, avançou o edil montemorense.

Emílio Torrão, na companhia do vice-presidente Décio Matias, dos vereadores José Veríssimo e Diana Andrade, dos dirigentes municipais e dos presidentes das Juntas de Freguesia, sublinhou: “Este é mais um passo deste Executivo para procurar novas abordagens para o desenvolvimento sustentável do território” e, por isso, “hoje é o dia zero de um local que vai dar origem a novos projetos”.

Com palavras de agradecimento também aos dirigentes e trabalhadores do Município, o presidente da Câmara Municipal reforçou: “Continuo a acreditar que o concelho tem espaço para a criatividade e para a inovação e que, neste sentido, deve proporcionar um local para os seus empreendedores darem forma às suas ideias”.

A requalificação profunda do edifício que já foi o antigo posto da GNR, biblioteca municipal e serviu de apoio ao CITEC – Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho permitiu manter a traça exterior, porém o seu interior ganhou uma nova vida, tendo sido preparado e equipado para responder aos novos usos, sendo um verdadeiro Centro de Ideias para os empreendedores desenvolverem os seus projetos.

Salas de trabalho em espaço aberto (open space), salas de reuniões, receção, sala polivalente que pode ser convertida num espaço para receber temporariamente exposições artísticas ou apresentações de produto (showroom) são algumas das valências do espaço.

O Centro de Ideias - Cowork Lab, localizado na Rua Dr. José Galvão, é um espaço multifuncional acessível a pessoas com mobilidade condicionada graças a uma plataforma elevatória localizada no pátio interior que permite o acesso ao piso 1.

Com um investimento global superior a 600 mil euros, o Centro de Ideias - Cowork Lab teve o apoio de fundos europeus, no âmbito do Programa Operacional do Centro - no eixo prioritário “Afirmar a sustentabilidade dos territórios (CONSERVAR). A intervenção realiza-se ao abrigo do Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) de Montemor-o-Velho, enquadrado na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Montemor-o-Velho.