Castelo Sente história, turismo, cultura

Nos meses de julho e agosto, o Castelo de Montemor-o-Velho continua a desafiar os visitantes e turistas a percorrer o interior e o exterior da fortificação e a deixar-se envolver pela história, turismo, cultura e pela sempre surpreendente paisagem dos campos do Mondego.

Já este fim‑de‑semana, o Castelo Sente propõe uma viagem no tempo até ao acampamento militar medieval.

Entre as 10h e as 18h dos dias 6 e 7 de julho, o Castelo de Montemor será palco de combates medievais, demonstrações de técnicas de combate e de tiro com arco, mesas pedagógicas de armamento medieval e da hora do cavaleiro, que vai mostrar como se vestia um homem de armas.

Promovido pela Academia de Esgrima Histórica com a colaboração do Município de Montemor-o-Velho, no domingo realiza-se a prova de tiro com arco e besta medieval, que vai contar para o Campeonato Nacional Rota dos Castelos, realizada ao abrigo da Federação de Arqueiros e Besteiros de Portugal.

Em agosto, a noite de dia 24 vai ser surpreendente com o Castelo das Estrelas, mais uma visita guiada noturna que promete oferecer uma experiência cultural capaz de criar memórias duradouras.

Até 31 de agosto, os visitantes do Castelo são convidados a descobrir o concelho com a “Escapadinha de 2 dias”, uma exposição ao ar livre que desvenda algumas das propostas para viver e sentir Montemor-o-Velho com todos os sentidos.

Saindo do Castelo e percorrendo a envolvente Sul, a Capela de Santo António é palco da exposição permanente “Homens e Mulheres de Montemor-o-Velho” que apresenta cerca de 20 ilustres montemorenses que se destacaram ao longo dos séculos e cuja visita deve ser solicitada no Posto Municipal de Turismo (no interior do Castelo).

As diversas iniciativas programadas no âmbito do Castelo Sente são gratuitas, mas a visita guiada noturna de dia 24 de agosto carece de inscrição obrigatória para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Recorda-se que o Castelo funciona de 3ª a domingo, das 10h às 18h30. A entrada é livre.