Acampamento da Juventude já começou!

O Acampamento da Juventude, em Montemor-o-Velho, arrancou cheio de sorrisos, entusiasmo e animação. No dia 9 de julho, os/as 90 jovens participantes, com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, marcando, assim, de forma oficial o início da 4.ª edição do Acampamento da Juventude.

“Obrigado por confiarem em nós e por reservarem o vosso tempo para vir conviver e aprender em Montemor-o-Velho. Contamos convosco para (re)descobrirem o nosso território e, no futuro, desejo que continuem a contribuir para a estratégia de consolidação e valorização do nosso concelho”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

Na ocasião, a vereadora Diana Andrade lembrou que o tema deste ano do acampamento da juventude "desafia a sentirem a batida e o ritmo de Montemor-o-Velho” e deixou um repto: “Acompanhem-nos neste caminho de afirmação da juventude no concelho e aprendam a amar, a sentir e a defender o vosso território”.

A iniciativa, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, decorre no Parque de Campismo de Montemor-o-Velho e visa proporcionar aos jovens do concelho um vasto programa gratuito de aprendizagens, crescimento pessoal e momentos de animação, englobando atividades de carácter desportivo, educativo, cultural e recreativo.

Com o tema Feel The Beat, o Acampamento da Juventude 2024 realiza-se entre 9 e 12 de julho e os/as participantes vão estimular a criatividade através da arte, da cultura e do desporto. As temáticas ambientais e tecnológicas também vão marcar estes quatro dias de aprendizagem, convívio e descoberta, que vão reforçar as competências pessoais e sociais dos/as jovens.

A iniciativa começou com o tradicional momento de montagem das tendas e, até sexta-feira, são esperadas muitas surpresas e atividades preparadas para tornar os dias inesquecíveis, não faltando o Peddy-Papper - TOCAndar!, a habitual sessão desenvolvida pelo IPDJ, a ida ao Teatro Esther de Carvalho, o cinema ao ar livre, as festas temáticas e a visita o grupo escultórido dedicado a Fernão Mendes Pintos, ao Centro Interpretativo de Montemor-o-Velho ou aos diversos espaços e equipamentos municipais.

A história do Acampamento da Juventude 2024 fica, desde já, marcada pelo aumento para quatro dias - um pedido que é feito pelos jovens desde a 1.ª edição - e pelo facto de as inscrições terem esgotado em apenas duas horas.