Ações de sensibilização ensinam a visitar e preservar o Paul do Taipal

O Município de Montemor-o-Velho vai desenvolver duas sessões de sensibilização sobre o Paul do Taipal, com vista a informar, esclarecer e envolver a comunidade na preservação daquela reserva natural.

A iniciativa, de entrada gratuita, pretende ainda mobilizar a população a ser um participante ativo na proteção da fauna, da flora e dos valores naturais do Paul do Taipal.

As ações de sensibilização vão decorrer no Centro Cultural Recreativo e Desportivo do Moinho da Mata, já esta sexta-feira, dia 19 de julho, pelas 21h30, e na Associação Cultural Recreativa Desportiva e Social de Quinhendros, no dia 20, às 18h e contam com a colaboração do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, e das duas associações locais.

Se pretende saber como deve utilizar e usufruir da área protegida, conhecer a biodiversidade existente no Paul do Taipal, as normas de visita, os observatórios existentes ou a forma de preservar este santuário natural, participe nestas ações de sensibilização promovidas pelo Município de Montemor-o-Velho.

Com cerca de 233 hectares e com mais de 100 espécies de aves referenciadas, o Paul do Taipal apresenta uma vasta biodiversidade e, em breve, vai poder ser apreciado pelos amantes da natureza.
O espaço foi alvo de obras de melhoramento que permitiram, entre outros, a reabilitação e construção de observatórios e a definição de percursos de visita.
A intervenção representa um investimento municipal superior a 180 mil euros, realizada através projeto “Birdwatching no Paul do Taipal” cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Recorda-se que o Paul do Taipal se encontra classificado como Zona de Proteção Especial para a Avifauna (ZPE) e é uma Zona Húmida de Importância Internacional designada como Sítio Ramsar 2001.

Sessões:
- Dia 19 de julho, sexta-feira, 21h30 | Centro Cultural Recreativo e Desportivo do Moinho da Mata
- Dia 20, sábado, 18h | Associação Cultural Recreativa Desportiva e Social de Quinhendros

Entrada livre