Montemor sensibiliza para a Humanização dos Cuidados de Saúde

Humanização dos Cuidados de Saúde foi o tema da ação de sensibilização que se realizou, no dia 17 de julho, no Auditório da Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho.

Num profícuo debate, utentes, cuidadores e profissionais de saúde demonstraram que é essencial promover um sistema de saúde mais próximo e humanizado, não apenas para uma maior eficiência dos serviços, mas para uma melhor qualidade de vida e bem-estar dos doentes.

“A empatia, o saber ouvir, o respeito e o humanismo têm de andar de mãos dadas com a prática clínica”, referiu a chefe do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho na sessão de abertura da ação de sensibilização. Para Célia Craveiro, “cada detalhe conta, seja na forma como os profissionais comunicam com os utentes ou com as famílias, seja na proximidade que cada vez mais existe com a comunidade. Com esta ação queremos favorecer a partilha de experiências e a literacia em saúde para todos. Com mais conhecimento, debate e partilha, os participantes, cuidadores e profissionais de saúde podem ter melhores práticas beneficiando, assim, os utentes”.

Ao longo da tarde, foi dado a conhecer o trabalho desenvolvido pela Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos no concelho de Montemor-o-Velho, numa apresentação a cargo da médica Raquel  Ferreira e da enfermeira Célia Querido, da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos da ULS Coimbra, bem como foi abordada a temática “Comunicação em Saúde”, com apresentação de Nuno Dias, técnico de radioterapia e aluno do doutoramento em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

A iniciativa, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, no quadro das competências municipais no âmbito da Saúde, foi dirigida a profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários, IPSS´s e público em geral.