Paul do Taipal abre "portas" para preservação do património natural

Montemor-o-Velho viu esta terça-feira, dia 30 de julho, mais um sonho materializado com a inauguração do projeto "Birdwatching no Paul do Taipal". "Hoje, o concelho de Montemor-o-Velho ganha uma nova infraestrutura que valoriza e preserva o nosso património natural, que proporciona condições únicas para a observação de aves e que vai criar uma nova oferta de turismo de natureza." Para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, "este é provavelmente um dos espaços europeus com melhores condições para a observação das aves que aqui habitam, nidificam ou descansam".

"Hoje estamos a proteger melhor o Paul do Taipal. Com este projeto, estamos a promover um sentido de pertença, de preservação e de vigilância deste espaço único, onde a natureza está no seu estado mais puro", assegurou o edil montemorense. Mas o sonho não termina aqui e Emílio Torrão desvendou que "o executivo pretende expandir as zonas de observação reservada, e eventualmente fazer um novo observatório restrito", bem como "construir um pequeno centro interpretativo, onde possamos receber os nossos visitantes e desvendar o que podem observar no Paul". "Este é também um espaço de pedagogia, por isso queremos muito que as crianças das nossas escolas aqui venham conhecer a riqueza e a beleza desta reserva natural que é de todos nós."

Dirigindo palavras de elogio ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF), "por ter tido a coragem de ser parceiro neste projeto", Emílio Torrão recordou que o trabalho do Município em relação à natureza "não se restringe ao Paul do Taipal", e deu como exemplos a preservação do nenúfar amarelo, o combate às invasoras ou a recuperação e preservação de espécies autóctones do Baixo Mondego. "Estamos diariamente a valorizar e a preservar o nosso património natural", concluiu.

Ao fazer um convite para a população vir apreciar a natureza e conhecer mais este projeto, Emílio Torrão deixou uma "mensagem a todos os que visitam o Paul do Taipal: este é um espaço que preserva valores inestimáveis do nosso património natural. Salvaguardem-no, cuidem-no, protejam-no e, acima de tudo, respeitem-no".

Também Fátima Araújo Reis, diretora regional do Centro do ICNF, destacou que "o Paul do Taipal é uma área com um património natural riquíssimo, um local de nidificação e de repouso para todas as aves migratórias, e é, também, a partir de hoje, um local onde podemos observar as aves". Recordando que este foi um projeto desenvolvido pelo Município de Montemor-o-Velho, em parceria com o ICNF, Fátima Reis garantiu que "vamos continuar a ser parceiros em todos os projetos que valorizem o território e que preservem a conservação da natureza".

Classificado como Zona de Proteção Especial para a Avifauna (ZPE) e Zona Húmida de Importância Internacional designada como Sítio Ramsar 2001, o Paul do Taipal é um espaço único para os amantes da Natureza, situado em Montemor-o-Velho, junto à ex-EN111.
Para além da conservação dos observatórios pré-existentes, a intervenção realizada pelo Município de Montemor-o-Velho, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., (ICNF), permitiu a construção de um novo observatório, a colocação de sinalética e de passadiços de ligação que permitem controlar a circulação na área, minimizando o contacto com a fauna e a flora existentes.
A promoção, a conservação e a proteção do Paul do Taipal enquanto habitat de cerca de 125 espécies de aves únicas, como a garça real ou o caimão, a melhoria das condições de observação de aves, a valorização turística e o desenvolvimento da região são alguns dos objetivos deste projeto que hoje abriu "portas".
O projeto "Birdwatching no Paul do Taipal" representa um investimento superior a 188 mil euros cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O Paul do Taipal pode ser visitado durante todo o ano, no período diurno.
Visitas para grupos de mais de 15 pessoas carecem de autorização prévia do ICNF, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., sendo que apenas após obtida a autorização poderão ser programadas junto dos serviços do Município de Montemor-o-Velho.
Os observatórios 2 e 4 apenas são acessíveis a pessoas autorizadas pelo ICNF, I.P. ou pelo Município de Montemor-o-Velho.