Ensino, inovação e negócios em destaque no Mondego Agrícola 2024

Nos dias 5 e 6 de setembro, no Campo do Sabico, em Montemor-o-Velho, decorre o Mondego Agrícola – Feira das Culturas. Organizado pela Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM), o evento bienal alia as vertentes educativa e empresarial, com vista à promoção das potencialidades do Baixo Mondego.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, deu destaque à qualidade do arroz Carolino do Baixo Mondego, à mais-valia que a EPDRBM representa não apenas para a formação de técnicos mas também para a promoção do conhecimento agrícola, e lembrou o trabalho que o seu Executivo tem vindo a fazer na promoção dos bons produtos do concelho.

Com palavras de elogio à Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional  de Coimbra (CCDRC) e à forma com tem sido conduzido o processo de transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas, o edil montemorense exortou os agricultores “a aproveitar esta oportunidade para construir, nesta região, uma verdadeira agricultura de topo, protegida, valorizada, aproveitando os apoios que a Comunidade Europeia pode disponibilizar”.

“A Câmara de Montemor está disponível para ajudar os agricultores e para promover a nossa agricultura. Continuem a produzir com qualidade, contem comigo e com a minha equipa”, concluiu.

Com palavras de agradecimento as todas as empresas, entidades e pessoas que colaboram no Mondego Agrícola, Décio Matias, na qualidade de presidente da ADA – Associação Diogo de Azambuja, deu as boas-vindas aos participantes e elogiou o engenheiro Francisco Dias que “idealizou esta iniciativa que já vai na sua 4ª edição”.

No momento, desvendou o projeto do Centro Tecnológico da EPDRBM e esclareceu que o Mondego Agrícola “pretende também mostrar que o ensino pode andar de mãos dadas com o mundo empresarial”.

De igual modo, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, e José Pinto Costa, da Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho (CACMV), destacaram, entre outros, o valor do setor agrícola e do Vale do Mondego, bem como a importância do Mondego Agrícola para a divulgação e partilha do conhecimento tecnológico.

Palestras, demonstrações de máquinas ou ensaios de milho e de batatas são algumas das atividades previstas.

O Mondego Agrícola 2024 é um evento bienal de destaque no sector agrícola, organizado pela Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM), em parceria com o Município de Montemor-o-Velho, a CCRDC, a ADA e a CACMV.

Saiba mais em https://www.mondegoagricola.pt/