Praça da República de Montemor-o-Velho vai ficar mais moderna e amiga dos peões

A Praça da República de Montemor-o-Velho vai ser intervencionada para ficar mais atrativa, moderna e amiga dos peões. No dia 11 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, assinou o auto de consignação da empreitada para o arranjo urbanístico da Praça da República, que vai dotar aquele espaço nobre do concelho de Montemor-o-Velho de melhores condições de vivência e usufruto, potenciando as dinâmicas sociais, e garantindo a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida entre a Praça e o Mercado Municipal.

“Este arranjo urbanístico é a concretização de uma antiga ambição pessoal para devolver a Praça da República ao peão”, destacou Emílio Torrão e sublinhou: “Queremos que Montemor-o-Velho continue a estar na linha da frente e em consonância com o que acontece nas grandes cidades europeias, em que os centros das urbes são exclusivamente para a circulação pedonal”.

Com palavras de elogio ao projeto de Gonçalo Cristo, chefe da Divisão de Planeamento, Coordenação de Projetos e Financiamento Comunitário, o edil montemorense, acompanhado pelos vereadores José Veríssimo, Diana Andrade e Décio Matias e pelos dirigentes municipais, referiu ainda que "esta é uma obra importante para todos e que vai dignificar a Vila, atribuindo-lhe uma dimensão moderna de ocupação do espaço público”.

Durante a apresentação do projeto que será desenvolvido “no coração de Montemor-o-Velho”, Gonçalo Cristo referiu que a intervenção para além de promover “uma humanização da Praça da República”, vai também “garantir um percurso acessível a pessoas com mobilidade reduzida que fará a ligação entre o estacionamento e a Praça” e a “reabilitação da fachada e das caixilharias do edifício dos Paços do Concelho”.

Com um prazo de execução de 150 dias, a empreitada foi adjudicada à empresa SoluçãoVida – Engenharia e Sustentabilidade, Lda., pelo valor de 300.313,90 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

Assim, a intervenção terá como propósito a garantia de acessibilidade condicionada no espaço público, a requalificação da Praça da República e a valorização da estada, conforto e segurança dos peões, nomeadamente com a criação de áreas de proteção, através da delimitação com inibidores automóveis, e com a colocação de mobiliário urbano e floreiras.
Este novo arranjo urbanístico vai transformar o espaço numa verdadeira zona pedonal que terá um canal para circulação automóvel condicionada.
A obra prevê ainda a execução de um percurso acessível a pessoas com mobilidade reduzida de ligação entre a Praça da República e o Mercado Municipal, passando pela rua de Tanegashima e a rua Fernão Mendes Pinto.

A potenciação da Praça para acolher eventos municipais e a valorização das personalidades representativas da história de Montemor-o-Velho são outras das características deste projeto que vai revigorar esta Praça emblemática do concelho.