O Município de Montemor-o-Velho mantém o acompanhamento permanente da situação no Vale do Mondego, em articulação com as entidades competentes. A Barragem da Aguieira encontra-se a 64% da sua capacidade, resultado de uma gestão dos caudais que permitiu baixar os níveis da barragem e criar encaixe para acolher os picos de pluviosidade previstos para os próximos dias. A ponte do açude está a debitar cerca de 1.015 m³/s, no âmbito da gestão controlada dos caudais que tem sido feita. O Município continua no terreno a monitorizar hora a hora a situação, em particular os rios, taludes e níveis de subida…
O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho participou numa reunião na Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Coimbra, com a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, dedicada à situação da bacia hidrográfica do Mondego, na sequência das recentes intempéries. Durante o encontro, a Ministra sublinhou que o Mondego é atualmente o rio que mais preocupa a nível nacional, assumindo como prioridade a realização de intervenções que aumentem a sua resiliência face a fenómenos meteorológicos extremos. Nesse contexto, foi reiterada a intenção do Governo de avançar com o concurso da Barragem de Girabolhos, bem como de avaliar e…
No seguimento do pedido apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, o Governo decidiu suspender temporariamente o pagamento de portagens na A14, entre Santa Eulália e o nó de Ançã, como medida de mitigação dos impactos provocados pela passagem da depressão Kristin e da subida do nível das águas do Mondego, que está a afetar as vias de comunicação no território. A suspensão entra em vigor a partir da meia-noite de quarta-feira (dia 4 de fevereiro) e terá a duração prevista de oito dias, visando minimizar os constrangimentos à mobilidade, apoiar a população e facilitar a circulação…
Está cortado o troço da A14 entre Montemor-o-Velho e a Figueira da Foz, devido a alagamento.Sentido Coimbra → Figueira da Foz: corte entre o nó de Montemor-o-Velho e o nó de ligação à A17.Sentido Figueira da Foz → Coimbra: corte entre o nó da A17 e o nó de Maiorca (Santa Eulália).A circulação deverá ser efetuada por Quinhendros - Santo Amaro da Boiça - Maiorca, e vice-versa.Também a EN 347 se encontra encerrada desde o final de tarde de ontem, no troço entre Montemor-o-Velho e Alfarelos. Consulte o mapa das vias condicionadas, em atualização permanente, e planeie o seu percurso…
Continuamos a acompanhar em permanência a evolução da situação no Vale do Mondego, em articulação com as entidades competentes. Até ao momento, não se registam alterações significativas face ao ponto de situação de ontem. Apesar de se verificar uma descida dos níveis de água no leito do rio e no periférico, o Vale do Mondego, em particular na zona da Ereira, a água continua a subir. Neste momento, estão a passar cerca de 1.000 m³/s no açude-ponte, no âmbito da gestão controlada dos caudais que tem sido feita. Vias condicionadas Reforça-se a informação já divulgada: O acesso à A14, no…