VIVER A HISTÓRIA, SENTIR O PROGRESSO

encontre-se onde a história encontra a natureza

descubra as paisagens de Montemor-o-Velho

CPCJ

A Comissão de Proteção de Menores de Montemor-o-Velho foi uma das pioneiras a nível nacional, tendo sido criada pela Portaria n.º 1101/93, de 30 de outubro de 1993, tendo sido alterada pela Portaria n.º 1226-BA/2000, de 30 de dezembro de 2000.
Com a Lei n.º 147/99, de 1 de setembro, as Comissões de Proteção de Menores passaram a designar-se Comissões de Proteção de Crianças e Jovens - CPCJ.
Nos termos do nº 1, do art.º. 12º, da Lei n.º 147/99 de 1 de setembro, alterada pela Lei n.º 31/2003, de 22 de agosto, as comissões de proteção são instituições não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação ou desenvolvimento integral.
O processo de promoção e proteção é de caráter reservado, como forma de proteger a intimidade da criança ou jovem e da respetiva família.

 

A CPCJ funciona na modalidade alargada e na modalidade restrita. Na modalidade alargada, é constituída pelos seguintes elementos:
- Um representante do Município;
- Um representante do Instituto de Solidariedade e Segurança Social;
- Um médico, em representação do serviço de saúde;
- Um representante das instituições Particulares de Solidariedade Social ou organizações não-governamentais que desenvolvam atividades de carácter não institucional destinadas a crianças e jovens;
- Um representante do Ministério da Educação;
- Um representante da Associação de Pais;
- Um representante das associações ou organizações privadas que desenvolvam atividades desportivas, culturais ou recreativas destinadas a crianças e jovens;
- Um representante das associações de jovens ou dos serviços da juventude;
- Um representante das forças de segurança (GNR);
- Quatro pessoas designadas pela Assembleia Municipal;
- Os técnicos que venham a ser cooptados pela comissão.

 

Na modalidade restrita, a comissão é constituída pelos seguintes membros que integram também a Comissão alargada:
- O presidente da comissão (eleito pela comissão alargada);
- O representante do Instituto da Solidariedade e Segurança Social;
- Um médico, em representação do serviço de saúde;
- Um representante das Instituições particulares de solidariedade social;
- Um representante do Ministério da Educação;
- Um representante da Assembleia Municipal;
- Três técnicos cooptados.

 

Considera-se que a criança ou jovem está em perigo quando, designadamente, se encontra numa das seguintes situações:
• Está abandonada ou vive entregue a si própria;
• Sofre maus tratos físicos ou psíquicos ou é vítima de abusos sexuais;
• Não recebe os cuidados ou afeição adequados à sua idade e situação pessoal;
• É obrigada a atividades ou trabalhos excessivos ou inadequados à sua idade, dignidade e situação pessoal ou prejudiciais à sua formação e desenvolvimento;
• Está sujeita, de forma direta ou indireta, a comportamentos que afetem gravemente a sua segurança ou o seu equilíbrio emocional;
• Assume comportamentos ou se entrega a atividades ou consumos que afetem a sua saúde, segurança, formação, educação ou desenvolvimento sem que os pais, o representante legal ou quem tenha a guarda de facto se lhes oponham de modo adequado a remover essa situação.

 

Medidas de intervenção:
• Apoio junto dos pais;
• Apoio junto de outro familiar;
• Confiança a pessoa idónea;
• Apoio para autonomia de vida;
• Acolhimento familiar;
• Acolhimento em instituições.

As medidas aplicadas pela comissão de proteção pressupõem a existência de consentimento dos pais, do representante legal ou da pessoa que tenha a guarda de facto da criança ou jovem e a não oposição da criança ou jovem com idade igual ou superior a 12 anos, devidamente integrados num acordo de promoção e proteção.

 

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30

CONTACTOS:

Largo Macedo Sotto Maior, n.º6, 3140-269 Montemor-o-Velho
telefone da CPCJ: 239688060(*Chamada para a rede fixa nacional)
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Em alternativa poderá ser contactada a GNR (que integra a CPCJ) pelo telefone 239 687 140

Balcão Único

Balcão Único

O Balcão Único do Município de Montemor-o-Velho refere-se ao local físico onde pode requerer serviços e informações da competência do Município e ainda alguns serviços disponibilizados, através do Espaço do Cidadão, da Administração Central.

 

Neste espaço será recebido por um funcionário com o qual poderá tratar qualquer tipo de assunto municipal, garantindo assim uma transversalidade do atendimento e a redução do tempo de espera em vários atendimentos dispersos.
Integra três postos de atendimento geral, um posto para informação geográfica, um posto para alguns serviços da Administração Central (para visualização destes serviços clique Espaço do Cidadão) e um posto para a tesouraria.

 

Dispõe ainda de uma sala de apoio técnico onde lhe será prestado um atendimento personalizado pelos vários serviços da Autarquia.


Nesta sala serão efectuados os atendimentos que se revelem mais morosos, com maior detalhe técnico, de consulta de processos e de assuntos mais reservados.
Alguns dos assuntos tratados no Balcão Único podem já ser solicitados online, evitando assim a sua deslocação. Para consulta dos serviços disponíveis aceda ao link dos serviços online do Município.

Localização

Atendendo às condições físicas que o edifício Paços do Concelho oferecia, sobretudo no que diz respeito aos requisitos exigidos para o acesso a pessoas com mobilidade condicionada, a sala do Balcão Único encontra-se voltada para norte, com acesso pelo lado do edifício da Repartição de Finanças de Montemor-o-Velho.

Horário

Atualmente o Balcão Único funciona, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h30 e das 14h às 16h.

Serviços


No Balcão Único terá ao seu dispor todos os serviços que eram prestados pela Câmara Municipal (no Edifício dos Paços do Concelho), de forma repartida. Ou seja, num único sítio e num único atendimento poderá tratar de assuntos que se prendem com obras particulares, com taxas e licenças, pagamento de refeições, entre outros assuntos que faria na Câmara Municipal em vários balcões de atendimento.

 

Que serviços são disponibilizados?

Serviços genéricos
Agendamento de reuniões para atendimento especializado
Pedido de consulta de processos
Pedido de emissão de certidões
Pedido de fotocópias simples ou autenticadas

Cemitérios
Inumação de cadáver
Concessão de terreno no Cemitério Municipal
Averbamento de alvará de concessão de terreno no Cemitério Municipal
Trasladação de cadáver

Urbanismo
I – No âmbito do Regime Jurídico de Urbanização e edificação

  1. Licenciamento/Comunicação Prévia
    1. Edificações
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de construção
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de demolição
      Licenciamento de muros/vedações
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de alteração
      Licenciamento ou comunicação prévia para alteração de fachada
      Licenciamento/comunicação prévia de alterações no decurso da obra
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de reconstrução
      Concessão de licença parcial para construção de estrutura
      Licenciamento de obras por fases
      Licenciamento/comunicação prévia de obras para efeitos de legalização
      Licenciamento/comunicação prévia de obras inacabadas
      Renovação de licença
      Prorrogação de licença
      Prorrogação de prazo para requerer título
      Vistorias
    2. Loteamentos
      Licenciamento/comunicação prévia de operação de loteamento com e sem obras de urbanização
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de alterações
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de urbanização
      Licenciamento de obras de urbanização por fases
      Pedidos de receção de obras de urbanização (provisória e definitiva)
      Pedidos para redução de caução
  2. Informação Prévia
  3. Direito à Informação
  4. Autorização de Utilização
    Autorização de utilização com/sem vistoria
    Alteração de Autorização de Utilização
    1. Com execução de obras sujeitas a controlo prévio
    2. Sem execução de obras ou com execução de obras isentas de controlo prévio
  5. Isenção de controlo prévio
    Obras de conservação
    Obras de alteração de interior
    Obras de escassa relevância urbanística
    Pedidos de destaque de parcela – dispensa de loteamento
  6. Outros
    Licenciamento de instalações de armazenamento de produtos de petróleo e de postos de abastecimento de combustíveis
    Licenciamento de explorações minerais
    Licenciamento de empreendimentos turísticos
    Licenciamento de alojamento local
    Licenciamento de exploração de massas e minerais
    Pedidos de vistoria para encerramento/exploração de massas minerais
    Autorização para instalação de antenas de radio comunicações

II – Outros pedidos
Dispensa de autorização de utilização – certidões negativas de habitabilidade
Certidões/declarações de toponímia
Certidão para constituição de compropriedade ou aumento do número de compartes
Certidões narrativas
Certidão para constituição de propriedade horizontal
Averbamentos
Junção de elementos a processos
Apresentação de comunicações no âmbito do Licenciamento Zero – Balcão do Empreendedor
Comunicação prévia com prazo
Comunicação
Apresentação de comunicações no âmbito do Sistema de Indústria Responsável
Pedido de mobilização de solos/florestação
Pedidos de ocupação da via pública por motivos de obras

Água e saneamento
Adesão ao sistema de débito direto
Cancelamento do sistema de débito direto
Alteração de morada de cobrança
Alteração de titular do contrato
Celebração de contrato de água/saneamento
Cancelamento de contrato de água/saneamento
Pedido de tarifário especial
Pedido de substituição de contador
Vazamento de fossa
Alteração de ramal
Restituição de caução

Resíduos
Recolha de monos

Mercado Municipal
Pedido de aluguer de banca
Pedido de aluguer de anexo

Feira Quinzenal
Pedido de lugar na Feira Quinzenal
Desistência de lugar na Feira Quinzenal

Proteção Civil
Licenciamento para lançamento de fogo-de-artifício
Licenciamento de queimadas
Comunicação de realização de queimas
Licenciamento de ações de arborização e rearborização, no âmbito da competência do Município
Licenciamento de ações de mobilização de solos
Apresentação de reclamações ao Serviço Municipal de Proteção Civil
Pedido de acesso de dados em suporte digital (exemplo: cartas de risco, cartografia respeitante ao Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios)
Pedidos de orçamento para operações de silvicultura ou faixas de gestão de combustível, quando da responsabilidade de privados
Pedido de elaboração de relatórios de ocorrência

Médico Veterinário
Captura / recolha, transporte e alojamento de animais abandonados, errantes ou vadios;
Alojamento obrigatório dos animais para sequestro ou quarentena sanitária, ou o alojamento resultante de recolhas compulsivas determinadas pelas Autoridades Competentes;
Alojamento de animais provenientes de entregas voluntárias, no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Montemor-o-Velho  ou com recolha ao domicílio, com perda da posse do animal pelo seu proprietário, mediante pagamento da respetiva taxa;
Occisão de animais de companhia;
Execução das ações de profilaxia médico-sanitária, consideradas obrigatórias pelas Autoridades Sanitárias Veterinárias Competentes (Direção Geral de Veterinária), mediante pagamento da respetiva taxa;
Adoção de cães e gatos com obrigatoriedade de identificação eletrónica e vacinação antirrábica dos canídeos adotados;
Recolha de cadáveres na via e locais públicos;
Aceitação de cadáveres por particulares e serviço de recolha de cadáveres ao domicílio, mediante pagamento da respetiva taxa;
Verificação gratuita de identificação eletrónica de animais de companhia;
Empréstimo de equipamentos de captura de animais de companhia;
Serviço de captura de animal de companhia em propriedade privada a pedido do proprietário, mediante pagamento de taxa respetiva.

Obras Públicas
Pedido de indemnização por acidente ocorrido em via municipal;
Pedido de colocação de BIP ou prolongamento de ramal de iluminação pública;
Pedido de atravessamento de via pública;
Pedido de indemnização por elaboração de proposta para procedimento concursal.

Tesouraria
Pagamento de faturas e taxas cobradas no Balcão Único ou pelos restantes Serviços Municipais.

Balcão do empreendedor
No Município de Montemor-o-Velho tem acesso a um atendimento mediado para os serviços disponibilizados no Balcão do Empreendedor no licenciamento de atividades económicas.

Alojamento Local
Alojamento local - registo da atividade
Alojamento local - cessação da atividade
Alojamento local - alteração de dados.

Estabelecimentos de comércio, serviços e restauração
Ao abrigo do Regime Jurídico das Atividades de Comércio, Serviços e Restauração (RJACSR) pode realizar os seguintes serviços:

Comércio por grosso e a retalho de produtos alimentares
Exploração de estabelecimento ou armazém
Alteração de estabelecimento ou armazém
Encerramento de estabelecimento ou armazém

Comércio a retalho em estabelecimento que pertença a uma empresa que utilize uma ou mais insígnias ou esteja integrado num grupo
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Comércio a retalho em grande superfície comercial inserida em conjunto comercial
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Comércio a retalho de animais de companhia e respetivos alimentos
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Sex-shop
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Feirante ou vendedor ambulante
Acesso à atividade
Alteração à atividade
Cessação à atividade
Organização de feira por entidade privada
Comunicação

Manutenção e reparação de veículos automóveis, motociclos e ciclomotores
Exploração de oficina
Alteração de oficina
Encerramento de oficina

Adaptação e reparação de veículos automóveis utilizadores de gases de petróleo liquefeito (GPL) e gás natural comprimido e liquefeito (GN)
Exploração de oficina
Alteração de oficina
Encerramento de oficina

Lavandaria
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Centro de bronzeamento artificial
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Piercings e tatuagens
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Funerária
Exploração de estabelecimento
Comunicação de responsável técnico
Comunicação de alteração de responsável técnico
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento
Registo de tanatoprator

Restauração e bebidas
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Restauração e bebidas não sedentária
Exercício da atividade
Alteração de atividade
Cessação da atividade

Restauração e bebidas com dispensa de requisitos
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Comércio por grosso de géneros alimentícios de origem animal com temperatura controlada
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Comércio por grosso e a retalho  de alimentos para animais de criação
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Centro comercial tradicional/especializado
Autorização conjunta de alteração significativa
Autorização conjunta de instalação
Prorrogação da autorização
Encerramento

Grande superfície comercial
Autorização conjunta de alteração significativa
Autorização conjunta de instalação
Prorrogação da autorização
Encerramento

Realização de saldos ou liquidações
Comunicação

Comércio a retalho não sedentário
Publicação de regulamento

Ocupação de espaço público  
Instalação de equipamento



Estabelecimentos industriais – Sistema Indústria Responsável
Instalação de estabelecimento industrial
Alteração de estabelecimento industrial

 

Espaço do Cidadão

O que é?
O Espaço do Cidadão (EdC) de Montemor-o-Velho proporciona ao munícipe um atendimento digital assistido no acesso a vários serviços de diferentes entidades do Estado, com recurso à internet.


Inserido na iniciativa do Governo "Administração aberta + Simples + Próxima", desenvolvida no âmbito das políticas de modernização e simplificação administrativa, pretende-se com este Espaço simplificar os procedimentos administrativos e facilitar o acesso das populações aos serviços da Administração Pública, por via do recurso à internet.


A sua implementação é coordenada pela AMA, I.P. (Agência para a Modernização Administrativa, I.P.) em parceria com o Município de Montemor-o-Velho.

 

Que serviços são disponibilizados?
Para visualizar os serviços disponíveis no EdC de Montemor-o-Velho clique AQUI.

 

Local de funcionamento
Balcão Único do Município de Montemor-o-Velho. Edifício dos Paços do Concelho. Praça da República | 3140-258 Montemor-o-Velho.

 

Horário de funcionamento
O Espaço do Cidadão (EdC) de Montemor-o-Velho encontra-se a funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h30 e das 14h às 16h.

 

 

Outros Espaços do Cidadão no Município
Encontram-se disponíveis mais cinco Espaços do Cidadão (EdC) no Município de Montemor-o-Velho. A saber:

EdC da Freguesia de Arazede
Localização: Edifício da Junta de Freguesia | Rua Furriel António José Rama Fidalgo | 3140-022 Arazede

Horário de Funcionamento:  2ª a 6ª-feira | 9h às 13h e 14h às 16h30

Serviços

 

EdC da Freguesia de Carapinheira
Localização: Edifício da Junta de Freguesia | Rua da Igreja, nº 53 | 3140-077 Carapinheira

Horário de Funcionamento:  2ª a 6ª-feira | 9h às 13h e 14h às 16h30

Serviços

 

EdC da Freguesia de Pereira
Localização: Edifício da Junta de Freguesia | Rua da Torre, nº 1 | 3140-315 Pereira

Horário de Funcionamento:  2ª a 6ª-feira | 9h às 12h e 14h às 16h30

Serviços

 

EdC da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca
Localização: Edifício da Junta de Freguesia em Verride | Rua de S. Sebastião, nº 31 | 3140-167 Verride

Horário de Funcionamento:  2ª a 6ª-feira | 9h às 12h e 14h às 16h30

Serviços

 

EdC da Freguesia de Tentúgal
Localização: Edifício da Junta de Freguesia | Rua Dr. Armando Gonçalves, nº 11 | 3140-574 Tentúgal

Horário de Funcionamento:  2ª a 6ª-feira | 9h às 12h e 14h às 18h

Serviços

 

 

Balcão Único

Balcão Único

O Balcão Único do Município de Montemor-o-Velho refere-se ao local físico onde pode requerer serviços e informações da competência do Município e ainda alguns serviços disponibilizados, através do Espaço do Cidadão, da Administração Central.

 

Neste espaço será recebido por um funcionário com o qual poderá tratar qualquer tipo de assunto municipal, garantindo assim uma transversalidade do atendimento e a redução do tempo de espera em vários atendimentos dispersos.
Integra três postos de atendimento geral, um posto para informação geográfica, um posto para alguns serviços da Administração Central (para visualização destes serviços clique Espaço do Cidadão) e um posto para a tesouraria.

 

Dispõe ainda de uma sala de apoio técnico onde lhe será prestado um atendimento personalizado pelos vários serviços da Autarquia. Nesta sala serão efectuados os atendimentos que se revelem mais morosos, com maior detalhe técnico, de consulta de processos e de assuntos mais reservados.


Alguns dos assuntos tratados no Balcão Único podem já ser solicitados online, evitando assim a sua deslocação. Para consulta dos serviços disponíveis aceda ao link dos serviços online do Município.

Localização

O Balcão Único mudou para o servir melhor!

Localizado no Largo do Infantário, nº5, em Montemor-o-Velho, o novo espaço conta ainda com a tesouraria, o Espaço do Cidadão, os serviços de Ação Social e Saúde Pública, o Gip - Gabinete de Inserção Profissional e os serviços de Educação do Município.

Em frente ao edifício estão disponíveis três lugares de estacionamento (um deles dedicado a pessoas com mobilidade condicionada)

 

 

 

Horário

Atualmente o Balcão Único funciona, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h30 e das 14h às 16h.

Serviços


No Balcão Único terá ao seu dispor todos os serviços que eram prestados pela Câmara Municipal (no Edifício dos Paços do Concelho), de forma repartida. Ou seja, num único sítio e num único atendimento poderá tratar de assuntos que se prendem com obras particulares, com taxas e licenças, pagamento de refeições, entre outros assuntos que faria na Câmara Municipal em vários balcões de atendimento.

 

Que serviços são disponibilizados?

Serviços genéricos
Agendamento de reuniões para atendimento especializado
Pedido de consulta de processos
Pedido de emissão de certidões
Pedido de fotocópias simples ou autenticadas

Cemitérios
Inumação de cadáver
Concessão de terreno no Cemitério Municipal
Averbamento de alvará de concessão de terreno no Cemitério Municipal
Trasladação de cadáver

Urbanismo
I – No âmbito do Regime Jurídico de Urbanização e edificação

  1. Licenciamento/Comunicação Prévia
    1. Edificações
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de construção
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de demolição
      Licenciamento de muros/vedações
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de alteração
      Licenciamento ou comunicação prévia para alteração de fachada
      Licenciamento/comunicação prévia de alterações no decurso da obra
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de reconstrução
      Concessão de licença parcial para construção de estrutura
      Licenciamento de obras por fases
      Licenciamento/comunicação prévia de obras para efeitos de legalização
      Licenciamento/comunicação prévia de obras inacabadas
      Renovação de licença
      Prorrogação de licença
      Prorrogação de prazo para requerer título
      Vistorias
    2. Loteamentos
      Licenciamento/comunicação prévia de operação de loteamento com e sem obras de urbanização
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de alterações
      Licenciamento/comunicação prévia de obras de urbanização
      Licenciamento de obras de urbanização por fases
      Pedidos de receção de obras de urbanização (provisória e definitiva)
      Pedidos para redução de caução
  2. Informação Prévia
  3. Direito à Informação
  4. Autorização de Utilização
    Autorização de utilização com/sem vistoria
    Alteração de Autorização de Utilização
    1. Com execução de obras sujeitas a controlo prévio
    2. Sem execução de obras ou com execução de obras isentas de controlo prévio
  5. Isenção de controlo prévio
    Obras de conservação
    Obras de alteração de interior
    Obras de escassa relevância urbanística
    Pedidos de destaque de parcela – dispensa de loteamento
  6. Outros
    Licenciamento de instalações de armazenamento de produtos de petróleo e de postos de abastecimento de combustíveis
    Licenciamento de explorações minerais
    Licenciamento de empreendimentos turísticos
    Licenciamento de alojamento local
    Licenciamento de exploração de massas e minerais
    Pedidos de vistoria para encerramento/exploração de massas minerais
    Autorização para instalação de antenas de radio comunicações

II – Outros pedidos
Dispensa de autorização de utilização – certidões negativas de habitabilidade
Certidões/declarações de toponímia
Certidão para constituição de compropriedade ou aumento do número de compartes
Certidões narrativas
Certidão para constituição de propriedade horizontal
Averbamentos
Junção de elementos a processos
Apresentação de comunicações no âmbito do Licenciamento Zero – Balcão do Empreendedor
Comunicação prévia com prazo
Comunicação
Apresentação de comunicações no âmbito do Sistema de Indústria Responsável
Pedido de mobilização de solos/florestação
Pedidos de ocupação da via pública por motivos de obras

Água e saneamento
Adesão ao sistema de débito direto
Cancelamento do sistema de débito direto
Alteração de morada de cobrança
Alteração de titular do contrato
Celebração de contrato de água/saneamento
Cancelamento de contrato de água/saneamento
Pedido de tarifário especial
Pedido de substituição de contador
Vazamento de fossa
Alteração de ramal
Restituição de caução

Resíduos
Recolha de monos

Mercado Municipal
Pedido de aluguer de banca
Pedido de aluguer de anexo

Feira Quinzenal
Pedido de lugar na Feira Quinzenal
Desistência de lugar na Feira Quinzenal

Proteção Civil
Licenciamento para lançamento de fogo-de-artifício
Licenciamento de queimadas
Comunicação de realização de queimas
Licenciamento de ações de arborização e rearborização, no âmbito da competência do Município
Licenciamento de ações de mobilização de solos
Apresentação de reclamações ao Serviço Municipal de Proteção Civil
Pedido de acesso de dados em suporte digital (exemplo: cartas de risco, cartografia respeitante ao Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios)
Pedidos de orçamento para operações de silvicultura ou faixas de gestão de combustível, quando da responsabilidade de privados
Pedido de elaboração de relatórios de ocorrência

Médico Veterinário
Captura / recolha, transporte e alojamento de animais abandonados, errantes ou vadios;
Alojamento obrigatório dos animais para sequestro ou quarentena sanitária, ou o alojamento resultante de recolhas compulsivas determinadas pelas Autoridades Competentes;
Alojamento de animais provenientes de entregas voluntárias, no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Montemor-o-Velho  ou com recolha ao domicílio, com perda da posse do animal pelo seu proprietário, mediante pagamento da respetiva taxa;
Occisão de animais de companhia;
Execução das ações de profilaxia médico-sanitária, consideradas obrigatórias pelas Autoridades Sanitárias Veterinárias Competentes (Direção Geral de Veterinária), mediante pagamento da respetiva taxa;
Adoção de cães e gatos com obrigatoriedade de identificação eletrónica e vacinação antirrábica dos canídeos adotados;
Recolha de cadáveres na via e locais públicos;
Aceitação de cadáveres por particulares e serviço de recolha de cadáveres ao domicílio, mediante pagamento da respetiva taxa;
Verificação gratuita de identificação eletrónica de animais de companhia;
Empréstimo de equipamentos de captura de animais de companhia;
Serviço de captura de animal de companhia em propriedade privada a pedido do proprietário, mediante pagamento de taxa respetiva.

Obras Públicas
Pedido de indemnização por acidente ocorrido em via municipal;
Pedido de colocação de BIP ou prolongamento de ramal de iluminação pública;
Pedido de atravessamento de via pública;
Pedido de indemnização por elaboração de proposta para procedimento concursal.

Tesouraria
Pagamento de faturas e taxas cobradas no Balcão Único ou pelos restantes Serviços Municipais.

Balcão do empreendedor
No Município de Montemor-o-Velho tem acesso a um atendimento mediado para os serviços disponibilizados no Balcão do Empreendedor no licenciamento de atividades económicas.

Alojamento Local
Alojamento local - registo da atividade
Alojamento local - cessação da atividade
Alojamento local - alteração de dados.

Estabelecimentos de comércio, serviços e restauração
Ao abrigo do Regime Jurídico das Atividades de Comércio, Serviços e Restauração (RJACSR) pode realizar os seguintes serviços:

Comércio por grosso e a retalho de produtos alimentares
Exploração de estabelecimento ou armazém
Alteração de estabelecimento ou armazém
Encerramento de estabelecimento ou armazém

Comércio a retalho em estabelecimento que pertença a uma empresa que utilize uma ou mais insígnias ou esteja integrado num grupo
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Comércio a retalho em grande superfície comercial inserida em conjunto comercial
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Comércio a retalho de animais de companhia e respetivos alimentos
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Sex-shop
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Feirante ou vendedor ambulante
Acesso à atividade
Alteração à atividade
Cessação à atividade
Organização de feira por entidade privada
Comunicação

Manutenção e reparação de veículos automóveis, motociclos e ciclomotores
Exploração de oficina
Alteração de oficina
Encerramento de oficina

Adaptação e reparação de veículos automóveis utilizadores de gases de petróleo liquefeito (GPL) e gás natural comprimido e liquefeito (GN)
Exploração de oficina
Alteração de oficina
Encerramento de oficina

Lavandaria
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Centro de bronzeamento artificial
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Piercings e tatuagens
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Funerária
Exploração de estabelecimento
Comunicação de responsável técnico
Comunicação de alteração de responsável técnico
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento
Registo de tanatoprator

Restauração e bebidas
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Restauração e bebidas não sedentária
Exercício da atividade
Alteração de atividade
Cessação da atividade

Restauração e bebidas com dispensa de requisitos
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Comércio por grosso de géneros alimentícios de origem animal com temperatura controlada
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Comércio por grosso e a retalho  de alimentos para animais de criação
Exploração de estabelecimento
Alteração de estabelecimento
Encerramento de estabelecimento

Centro comercial tradicional/especializado
Autorização conjunta de alteração significativa
Autorização conjunta de instalação
Prorrogação da autorização
Encerramento

Grande superfície comercial
Autorização conjunta de alteração significativa
Autorização conjunta de instalação
Prorrogação da autorização
Encerramento

Realização de saldos ou liquidações
Comunicação

Comércio a retalho não sedentário
Publicação de regulamento

Ocupação de espaço público  
Instalação de equipamento



Estabelecimentos industriais – Sistema Indústria Responsável
Instalação de estabelecimento industrial
Alteração de estabelecimento industrial

 

Espaço do Cidadão

O que é?
O Espaço do Cidadão (EdC) de Montemor-o-Velho proporciona ao munícipe um atendimento digital assistido no acesso a vários serviços de diferentes entidades do Estado, com recurso à internet.


Inserido na iniciativa do Governo "Administração aberta + Simples + Próxima", desenvolvida no âmbito das políticas de modernização e simplificação administrativa, pretende-se com este Espaço simplificar os procedimentos administrativos e facilitar o acesso das populações aos serviços da Administração Pública, por via do recurso à internet.


A sua implementação é coordenada pela AMA, I.P. (Agência para a Modernização Administrativa, I.P.) em parceria com o Município de Montemor-o-Velho.

 

Que serviços são disponibilizados?
Para visualizar os serviços disponíveis no EdC de Montemor-o-Velho clique AQUI.

 

Local de funcionamento
Balcão Único do Município de Montemor-o-Velho. Está localizado no Largo do Infantário, nº5, em Montemor-o-Velho.

 

 

Horário de funcionamento
O Espaço do Cidadão (EdC) de Montemor-o-Velho encontra-se a funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h30 e das 14h às 16h.

 

 

Outros Espaços do Cidadão no Município
Encontram-se disponíveis mais cinco Espaços do Cidadão (EdC) no Município de Montemor-o-Velho. A saber:

EdC da Freguesia de Arazede


Localização: Edifício da Junta de Freguesia | Rua Furriel António José Rama Fidalgo | 3140-022 Arazede

Horário de Funcionamento:  2ª a 6ª-feira | 9h às 13h e 14h às 16h30

Serviços

 

EdC da Freguesia de Carapinheira

Localização: Edifício da Junta de Freguesia | Rua da Igreja, nº 53 | 3140-077 Carapinheira

Horário de Funcionamento:  2ª a 6ª-feira | 9h às 13h e 14h às 16h30

Serviços

 

EdC da Freguesia de Pereira

Localização: Edifício da Junta de Freguesia | Rua da Torre, nº 1 | 3140-315 Pereira

Horário de Funcionamento:  2ª a 6ª-feira | 9h às 12h e 14h às 16h30

Serviços

 

EdC da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca

Localização: Edifício da Junta de Freguesia em Verride | Rua de S. Sebastião, nº 31 | 3140-167 Verride

Horário de Funcionamento:  2ª a 6ª-feira | 9h às 12h e 14h às 16h30

Serviços

 

EdC da Freguesia de Tentúgal

Localização: Edifício da Junta de Freguesia | Rua Dr. Armando Gonçalves, nº 11 | 3140-574 Tentúgal

Horário de Funcionamento:  2ª a 6ª-feira | 9h às 12h e 14h às 18h

Serviços

 

 

Residentes

Residentes

       

 

Agenda Cultural

« Novembro 2024 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30