Itens filtrados por data: domingo, 17 junho 2018
domingo, 17 junho 2018 11:10

XVIII Festival de Folclore de Reveles

17/domingo | 15h | Reveles

 

Grupos Participantes

Rancho Folclórico Malmequeres de Reveles – Montemor-o-Velho

Rancho Folclórico Dançar é Viver – Amadora

Rancho da Casa do Povo da Ereira – Cartaxo

Rancho Folclórico As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã – Estarreja

 

Programa

9h30 | Apresentação dos Ranchos na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

10h | Visita ao Castelo e Centro Náutico

12h30 | Almoço com Ranchos Participantes

15h | Desfile do GRR até ao Adro da Igreja Matriz de Reveles

15h30 | Início da Atuação

 

Publicado em Agenda Cultural

As muralhas do Castelo de Montemor-o-Velho, no dia 16 de junho, acolheram “O Enredo” e deram as boas-vindas às cerca de três centenas de pessoas que assistiram ao espetáculo criado à volta da figura de Sesnando Davides, governador de Coimbra na época moçárabe e figura marcante na preservação da paz e coexistência de vários povos e crenças nas margens do Mondego.
O adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, marcou presença no evento e, no final, como forma de assinalar a passagem d’O Enredo por Montemor-o-Velho, foi-lhe entregue um quadro pintado por Bráulio Figo, artista plástico que reside em Pereira e que interpreta no espetáculo a personagem de um monge copista.
"O Enredo" é um espetáculo de dança, teatro, música e multimédia e é um projeto cultural integrado no programa "Coimbra Região de Cultura", promovido pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra e operacionalizado pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
O espetáculo tem direção artística de André Varandas e interpretação de 10 atores que representam cada um dos municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego (Ansião, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure).
O Enredo vai continuar a sua digressão e, no dia 30 de junho, vai chegar ao Alto do Calvário, em Miranda do Corvo.

Datas:
16 de junho - Castelo de Montemor-o-Velho
30 de junho - Alto do Calvário, Miranda do Corvo
14 de julho - Castelo de Soure
28 de julho - Castelo da Lousã
11 de agosto - Castelo de Pombal
25 de agosto - Complexo Monumental de Santiago da Guarda, Ansião
8 de setembro – PO.RO.S., Condeixa-a-Nova
22 de setembro - Espelho de Água do Forte de Sta. Catarina, Figueira da Foz

Ficha Técnica
Direção artística: André Varandas
Direção musical: Rui Ferreira e André Varandas
Direção de projeto e produção executiva: Ivânia Monteiro
Direção de atores: Carlos Clara Gomes
Direção coral: Sofia Portugal
Escrita criativa: Carlos Clara Gomes
Coreografia: Sofia Falcão
Cenografia: Pedro Camarinho | Bruno Simões
Caracterização e figurinos: Rita Oliver Bessa
Fotografia: Sérgio Murillo
Videografia: André Varandas
Desenho: Bráulio Figo
Assistentes de produção: Mariana Melanda, Li Simões, Rita Bessa
Direção técnica e desenho de luz: André Varandas
Elenco: Bráulio Figo, João Gama, Luís Travassos, Márcia Francisco, Mário Mata, Pedro Camarinho, Ricardina Lorigo, Ricardo Grácio, Rui Almeida, Rui Ferreira, Sofia Falcão, Sofia Portugal, Tiago Bessa e Tiago Soares

Saiba mais em:
https://www.youtube.com/watch?v=LukZWl7GyQk
https://www.facebook.com/oenredo
https://www.facebook.com/CoimbraRegiaodeCultura/

Publicado em Notícias

No dia 16 de junho, os juniores do CDC - Clube Desportivo Carapinheirense venceram o Adémia por 4-2 e conquistaram a Taça de Encerramento de Juniores.
Alcançado na última jornada do campeonato, o feito, devido à realização no I Torneio de Futebol Infantil “Zé da Caneca” no campo do CDC, foi alcançado no Campo Sintético das Lages – Atlético Clube Montemorense.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do adjunto Rui Santos e de Victor Monteiro, presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, fez questão de ir felicitar os jogadores e a equipa técnica, tendo aproveitado para reiterar, com agrado, “a aposta que o CDC tem feito na juventude e na formação”.
Na ocasião, o presidente do CDC, Francisco Aveiro, visivelmente satisfeito, avançou: “A aposta que o CDC tem feito na formação começa a dar resultados”.

 

As fotografias da equipa e do jogo foram gentilmente cedidas por Mário Silva

Publicado em Notícias

17/ domingo | 9h | Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho

Entrada | um alimento

 

Publicado em Agenda Cultural

O Complexo Desportivo São Pedro, na Carapinheira, no dia 16 de junho, recebeu o I Torneio de Futebol Infantil “Zé da Caneca”, organizado pelo CDC - Clube Desportivo Carapinheirense.
No decorrer da iniciativa que reuniu mais 460 jovens atletas, com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos, realizou-se uma simples e sentida homenagem póstuma ao patrono do torneio – José Carlos Monteiro, com a entrega de um troféu do torneio aos seus filhos Eduardo Monteiro e Carlos Monteiro.
Mais conhecido por “Zé da Caneca”, José Carlos Monteiro deixou uma marca e uma obra inesquecível no clube, sendo reconhecidas por todos e pelas entidades presentes.
O presidente do CDC, Francisco Aveiro, ao desejar que “seja o primeiro de muitos torneios” deu a palavra a Marco Pereira, “o mentor da iniciativa”, que referiu: “É com todo o gosto que iniciamos este torneio. O Zé da Caneca é alguém que devemos homenagear com muita força”.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do adjunto Rui Santos, ao sublinhar que o CDC “é um clube de referência do concelho”, começou por elogiar Francisco Aveiro e a sua direção “pelo dinamismo e pela vida que está a empreender no CDC”.
Ao referir que o Zé da Caneca foi “um homem verdadeiramente extraordinário”, Emílio Torrão sublinhou: “Foi uma ideia brilhante realizar este torneio. O Zé da Caneca até pode representar o passado deste clube, mas a melhor forma de o homenagearmos e de o continuarmos a lembrar no futuro é com este torneio dirigido aos jovens atletas”.
De igual modo, Victor Monteiro, presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, reiterou: “Com este torneio estamos a zelar pela prontidão com que o Zé da Caneca teve sempre para com o CDC e para com a Carapinheira”.
Por sua vez, Vítor Travassos, presidente da mesa da assembleia geral do CDC, referiu “a maneira muito hábil com o Zé da Caneca tinha de tratar as camadas jovens” e recordou a frase que o homenageado lhes dizia: “Joguem com muita cagança, joguem com muito amor à camisola”.
Eduardo Monteiro e Carlos Monteiro, mostraram-se sensibilizados com a homenagem e, ao explicarem que “as camadas jovens começaram com ele”, garantiram que o seu pai, o Zé da Caneca, “iria, de certeza, ficar muito feliz com a homenagem”.
Ao longo do dia, a emoção desportiva e de companheirismo foi uma constante no CDC com as 28 equipas, em representação de 11 clubes, a disputarem 68 jogos, repartidos pelos escalões de petizes, traquinas, benjamins e infantis.
O I Torneio de Futebol Infantil “Zé da Caneca” contou com participação do CDC – Clube Desportivo Carapinheirense, Atlético Clube Montemorense, Grupo Desportiva da Ereira, Escola de Futebol do Benfica de Vinha da Rainha, Febres Futebol Clube, Associação Desportiva de Souselas, Associação Desportiva e Cultural da Adémia, Ginásio Club Figueirense, Sanjoanense Futebol Clube, Sport Lisboa e Marina e Povoense AJT.

Publicado em Notícias

Saber...