Itens filtrados por data: domingo, 18 agosto 2019
domingo, 18 agosto 2019 20:04

Formoselha Honrou Santo António

Formoselha engalanou-se para os festejos em Honra de Santo António. No domingo, dia 18 de agosto, a missa e procissão solene reuniram centenas de fiéis e muitos populares que deram continuidade à tradição.
O momento solene foi abrilhantado pela Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense e incorporou as imagens do Menino Jesus, de S. Pedro, de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Teresinha, de S. José, de Nossa Senhora da Nazaré, de Nossa Senhora de Fátima e de Santo António.
A adjunta do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Delmina Leitão, acompanhada do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, e de Fernando Figo, em representação dos mordomos de 2019, marcou presença no cortejo religioso e destacou “o esforço da comissão de festas em organizar uns festejos que sirvam para unir a população e um pretexto para receber os amigos, mas também para dar continuidade ao seu projeto de aquisição de um espaço que sirva para o convívio da comunidade”.
Mais logo, às 22h, a animação profana continua com a atuação do Rancho Tricanas de S. Silvestre, seguindo-se o arraial com o com Duo RM e a animação, noite dentro, com Cat deejay.
Amanhã, segunda-feira, dia 19 de agosto, o programa festivo que se iniciou no dia 14 fica concluído, a partir das 13h, com animação e música nas tradicionais merendas junto ao Mondego.
 
Publicado em Notícias
domingo, 18 agosto 2019 19:28

Abrunheira louvou Nossa Senhora da Graça

De 16 a 19 de agosto, a Abrunheira está festa com os festejos em Honra de Nossa Senhora da Graça. No domingo, dia 18 de agosto, foi tempo de venerar a padroeira com a missa e procissão de louvor.
O cortejo solene, abrilhantado pela FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira e com a Guarda de Honra a Cavalo da Guarda Nacional Republicana (GNR), incorporou as imagens de Nossa Senhora de Fátima, da Rainha Santa, de Santo António, do Sagrado Coração de Jesus, de S. José e de Nossa Senhora da Graça.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, do presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Carlos Alves, e de Bruno Reis, em representação dos mordomos de 2019, fez questão de se associar ao muito participado momento de fé e louvor e reiterou: “É de elogiar todos aqueles que, ano após ano, continuam a trabalhar em prol da sua comunidade e a dar continuidade à tradição. É com muito gosto que me associo a estas festividades tão importantes para comunidade da Abrunheira e que contribuem também para o reforço da imagem de um concelho vivo e cheio de dinamismo".
O programa festivo termina amanhã, segunda-feira, dia 19 de agosto, com jogos tradicionais e insuflável, às 15h30, convívio, às 18h, atuação do Rancho Folclórico das Cantarinhas da Mocidade de Castanheira, às 21h30, terminando com a atuação de Michel Fouto, às 22h30, e com a continuação da animação com o misturador de sonoridades d'O Povo, a partir das 02h30.
Publicado em Notícias
domingo, 18 agosto 2019 18:54

Meãs do Campo veneraram S. Sebastião

Os Festejos em Honra de S. Sebastião, atingiram, no dia 18 de agosto, o seu ponto alto com a missa e procissão de louvor do padroeiro da paróquia de Meãs do Campo.
Abrilhantado pela The Famous Band, de Meãs do Campo, e pelo Agrupamento de Escuteiros 1366 – Meãs do Campo, o cortejo solene percorreu as principais ruas da localidade.
O presidente da Câmara Municipal de Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado da adjunta Delmina Leitão e de Ilda Rama, secretária da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, associou-se à sentida manifestação de fé e, à margem da iniciativa, saudou “o trabalho desenvolvido pela comissão de festas que preparou um programa pensado para todos e que dinamizou e atraiu muitos amigos e visitantes à freguesia”.
Os Festejos em Honra de S. Sebastião decorrem entre 13 e 18 de agosto, terminando, às 22h, com o baile com o grupo Alma.
Publicado em Notícias
domingo, 18 agosto 2019 17:21

Festas Nossa Senhora do Pranto

13 a 18 de agosto | Arazede
 
13/
21h - Missa seguida de Procissão de Velas
22h30 - Baile com o Grupo Pingamor
 
14/
22h - Baile com Dança Comigo
23h - Concerto com Banda UHF
 
15/
17h - Missa solene em honra de Nª Srª do Pranto seguida de Procissão acompanhada pela Filarmónica da AMA
22h - Baile com grupo AKF
23h - Atuação de Belito Campos
 
16/
22h - Baile com grupo 3D
 
17/
21h30 - Concerto pela Academia Musical Arazedense
22h30 - Baile com grupo CEE
 
18/
9h - 2º Trail da Freguesia de Arazede - Trilho da Rota do Morango
16 - Tarde de Dança, Folclore e Cantares da Freguesia com Rancho Folclórico Amores Perfeitos, Rancho Folclórico Camélias da Gândara, Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro e Grupo de Dança Fénix Groove.
Publicado em Agenda Cultural

 aos sábados e domingos | 11h -18h30 | Castelo de Montemor-o-Velho

Publicado em Agenda Cultural

18/domingo
10h30 Celebração da Eucaristia, com a participação do Grupo de Escuteiros de Meãs do Campo, seguida de procissão com a Imagem de S. Sebastião, acompanhada de bande de música
13h Almoço partilhado com a comunidade
15h Tarde de jogos tradicionais
17h Vacada – Ganadaria Santos Silva
21h30 Recitação do Terço
22h Baile com o grupo Alma

Publicado em Agenda Cultural

18/domingo

9h Arruada com a Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense

16h Celebração da Missa Solene, seguida de Procissão

19h Concerto de despedida da Banda Filarmónica

22h Folcore: Rancho Tricanas de S. Silvestre

23h30 Arraial com Duo RM

Pela noite dentro, animação com Cat deejay

 

19/segunda

13h Convívio, animação e música nas tradicionais merendas junto ao Mondego

Publicado em Agenda Cultural

9h | Complexo Desportivo GD “Os Águias”

 

Caminhada 8 km, mini trail 11 km, trail longo 20 km

Publicado em Agenda Cultural
O desporto voltou a estar em destaque na freguesia de Arazede, no dia 18 de agosto, com a 2ª edição do II Trail da Freguesia de Arazede – Trilho do Morango. Com quase meio milhar de participantes, repartidos pelo trail longo (20km), minitrail (11km) e caminhada (8km). A prova conquistou mais atletas do que em 2018 e internacionalizou-se, contanto com a participação de atletas espanhóis.
“Muito feliz com a dimensão que a prova já conquistou em duas edições”, o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, deixou palavras de agradecimento a todas a entidades, trabalhadores da Junta, patrocinadores e a todos aqueles que “ajudaram a construir mais grande momento desportivo para a freguesia e para o concelho”.
Na ocasião deixou ainda agradecimentos “a Daniel Batata e a toda a equipa do ACT – Atletismo Clube da Tocha, sem qual não seria possível levar esta iniciativa até ao fim e com qualidade apresentada”, e mostrou-se confiante de que “a 3ª edição do trail vai ser ainda melhor”.
De igual modo, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, deixou um cumprimento especial a todos os atletas e caminheiros que “contribuíram para o sucesso do evento” e reforçou: “A par dos eventos que se realizam no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, este é também um bom exemplo da promoção de estilos de vida saudável e, ao mesmo tempo, de promoção dos produtos endógenos da região e do concelho”.
Na ocasião, o edil montemorense destacou, por isso, “a brilhante ideia da Junta de Freguesia de Arazede e que contou, desde o primeiro momento, com o apoio incondicional da Câmara Municipal. Esta é a forma certa de fazer política e de estar à frente do tempo”.
A adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Delmina Leitão, marcou presença no arranque do II Trail da Freguesia de Arazede – Trilho do Morango levou as centenas de participantes à (re)descoberta dos trilhos e paisagens da freguesia e desejou “os maiores sucessos aos participantes e à organização”.
 
Classificações Gerais:
 
Trail Longo
Geral Masculino:
1º Pedro Patrício - Moinhos da Gândara Trail
2º João Silva - ACDRS Quinhendros
3º Toze Amorim - SCEspinho-Atletismo/AntónioLeitão
 
Geral Feminino:
1º Ana Freitas - A.D.Carril
2º Clara Rodrigues
3º Ana Reis – SCPovoense . Caracóis de Corrida
 
Trai Curto (minitrail)
Geral Masculino:
1º Nicolás Mateos Garrido
2º AsierIza Rekakoetxea
3º Paulo Neves – Ccrd de Liceia
 
Geral Feminino:
1º Célia Marinheiro – Moinhos da Gândara Trail
2º Vera Leite - BRAVOS&BRAVITAS RUN
3º Ana Mota - SOLUÇÕES IDEAIS
 
Saiba mais em https://www.runmanager.net/Eventos/2-trail-freguesia-de-arazede-trilho-do-morango/472
Publicado em Notícias
No dia 18 de agosto, a Junta de Freguesia de Pereira assinalou o 28º aniversário de reelevação de Pereira a Vila com uma sessão solene no Celeiro dos Duques de Aveiro.
No momento, Acácio Tarrafa, presidente da Assembleia de Freguesia, referiu que a data é um convite para “lembrar o que foi feito e para refletir sobre o que há ainda a fazer”, apelou à união de todos e disse: “Todos queremos o melhor e que esta terra seja maior”.
Com palavras de agradecimento às entidades, instituições e “ao empenho todos os pereirenses, que ao longo dos anos contribuíram com o seu trabalho, esforço e dedicação”, o Presidente da Junta de Freguesia avançou que a data comemorativa “vai ter um programa mais festivo na Feira Anual, em outubro, com o apoio e envolvimento de todos os agentes locais” e reiterou que a missão da Junta de Freguesia de Pereira continua a ser “servir com ambição, rigor e determinação”.
Assim, ao fazer um balanço do trabalho e das obras efetuadas pela Junta de Freguesia de Pereira e pelo Município de Montemor-o-Velho, António Ferreira aproveitou também para fazer alguns pedidos à Câmara Municipal e que visam “a melhoria da qualidade de vida dos pereirenses”.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, ao elogiar “o trabalho estrutural e importante desenvolvido pela Junta de Freguesia de Pereira”, sublinhou que “a Câmara Municipal é um parceiro que ampara as ambições de todas as Juntas e Uniões de freguesia” e referiu: “Pereira não tinha, até à minha chegada, obra estruturante. Atualmente há uma postura para fazer uma abordagem sistemática das obras”.
A par da requalificação do edifício da antiga sede da Junta, que vai albergar a Unidade de Saúde, da construção do Jardim de Infância e do furo em S. Tiago ou do projeto de requalificação da feira que se encontra concluído, o edil montemorense, na resposta ao Presidente da Junta sobre a Ponte do Paço, explicou que o processo está a ser tutelado pelo Município de Coimbra, em parceria com Montemor-o-Velho, e que foi feito um concurso, que a obra já foi adjudicada, estando “a aguardar o visto do Tribunal de Contas”.
“Há obra projetada e em curso em todo o concelho e só não conseguimos fazer mais porque gosto de ter as contas em dia”, reforçou.
Com palavras de incentivo ao executivo pereirense, Emílio Torrão deixou ainda o desafio para a Junta de Freguesia criar um roteiro pedestre e de bicicleta para se ligar à Rota do Mondego, da CIM-RC, e reiterou: “Estamos com passos seguros e firmes a fazer a obra que se impõe”.
Após a sessão solene de aniversário, o momento foi selado com um Porto de Honra e uma prova de Queijadas de Pereira.
Publicado em Notícias
Pág. 1 de 2

Saber...