Itens filtrados por data: domingo, 01 março 2020
A eleição das melhores jeropigas do ano de 2018 e 2019 foi o pretexto para um animado momento de convívio no Grupo Cénico e Amador da Portela, na freguesia de Tentúgal. A 3ª edição do Concurso de Jeropiga da Freguesia de Tentúgal, organizado pelo grupo Jeropiga "A Casta da Amizade", reuniu dezenas de convivas produtores e entidades, no dia 1 de março.
Paula Buco, Maria Soledade Espírito Santo, Lúcia Rossa, Judite Santos e Dolores Varela constituem o grupo Jeropiga "A Casta da Amizade" e, no momento, mostraram-se muito satisfeitas pelos enólogos Manuel Jorge e Rui Ferreira (júri do concurso) terem garantido que se nota uma evolução das jeropigas apresentadas.
Ao deixar palavras de agradecimento aos participantes, entidades e a todos os que colaboraram, Lúcia Rossa esclareceu: “Devido à pouca produção, o concurso acabou por não se realizar em 2019 porque não teve um mínimo de 10 participantes. Assim, este ano, tivemos 17 inscrições – 7 de 2018 e 8 de 2019, e decidimos atribuir prémios às três melhores jeropigas de cada ano. Os prémios foram patrocinados pela empresa Selectis”.
Presente na iniciativa, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, referiu: “É uma honra estar na minha terra em representação do Município. Parabéns à organização e por continuarem a destacar a Amizade que aqui prevalece. Obrigado por nos transmitirem e fomentarem também a promoção dos momentos de convívio em comunidade”.
De igual modo e com palavras de incentivo, o presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal, Raul Leitão, disse: “Existem cerca de 300 castas em Portugal, mas há uma que se dá muito bem na nossa região: é a casta da amizade! Que continuem e que para o ano cá estejamos outra vez”.
Antes da prova das jeropigas a concurso, a iniciática contou também com a realização de um almoço convívio e de uma palestra sobre a vinha, a cargo da Selectis e dinamizada pela empresa Melo Armazém & Farmácia Agrícola.
 
3º Concurso de Jeropiga da Freguesia de Tentúgal
 
Vencedores 2018
1º Juvenal Martinho Leitão
2º António Gaspar Gomes
3º Rui Faria dos Santos
 
Vencedores 2019
1º Jorge Paulo Leiteiro
2º Armando Oliveira
3º Aquiles Varela do Espírito Santo

 

Fotografias do júri e da palestra gentilmente cedidas por Aquiles Varela do Espírito Santo
Publicado em Notícias
13h | almoço | Associação Cultural Desportiva e Social da Ereira
 
 
 
Publicado em Agenda Cultural
Grupo Cénico e Amador da Portela | Tentúgal
 
Publicado em Agenda Cultural
Sob o mote do ano escutista – Despertar! –, decorreu, no dia 1 de março, na Igreja Matriz da paróquia de Meãs do Campo, a celebração e renovação das Promessas de 33 jovens escuteiros do Agrupamento de Escuteiros 1366 – Meãs do Campo.
Na missa celebrada pelo padre João Evangelista, a comunidade e os escuteiros foram desafiados a caminhar em conjunto e a praticar diariamente a gratidão.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, marcou presença no momento cheio de significado, e, no final da cerimónia, à conversa com Ilda Rama, da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, e com Dário Alves, chefe do Agrupamento 1366, elogiou “o excelente trabalho pelo agrupamento junto dos mais jovens, mas também pelo exemplo e o estímulo que são para toda a comunidade”.
“Bastante satisfeito pelo caminho que o agrupamento tem percorrido ao longo dos sete anos de existência”, Dário Alves mantém a confiança de que “o Agrupamento de Escuteiros 1366 – Meãs do Campo vai continuar a inspirar os seus elementos e a contar com o envolvimento de todos”.
Com 99 elementos e quase a alcançar o 8º aniversário (dia 19 de março), realizaram as Promessas, no dia 1 de março, 11 lobitos, 11 exploradores, 6 pioneiros e 5 caminheiros.
Publicado em Notícias
domingo, 01 março 2020 11:34

Aviso | Chuva e vento fortes

Está previsto um agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas com ocorrência de chuva forte e persistente, que pode ser acompanhada de granizo e trovoadas, e de vento forte com rajadas. O distrito de Coimbra tem, por isso, aviso laranja do IPMA entre as 21h de hoje (domingo, dia 1 de março) até às 06h de segunda-feira, dia 2, mantendo-se aviso amarelo para vento forte até às 18 horas de amanhã. 
Aconselha-se que conduza com precaução, mantenha os sistemas de escoamento de águas desobstruídos, evite deixar peças soltas em varandas e terraços e adote uma atitude pró-ativa e defensiva.
 
 
Em função das condições meteorológicas presentes e previstas é expectável:
  • Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
  • Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
  • Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
  • Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
  • Danos em estruturas montadas ou suspensas;
  • Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
  • Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia;
  • Possíveis acidentes na orla costeira;
  • Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.
 
 
Deverão ser reforçadas as medidas preventivas a adotar pela população, nomeadamente:
  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
  • Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias;
  • Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
  • Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas;
  • Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima;
  • Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
 
 
De 1 de fevereiro a 1 de março | diariamente | 10h às 12h30 e das 14h às 17h30
 
Entrada Livre
Publicado em Agenda Cultural

O VI Torneio de Futsal Interfreguesias voltou a proporcionar um show de bola no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho, no dia 29 de fevereiro. A 3ª jornada da iniciativa promovida pelo Município de Montemor-o-Velho mostrou que o concelho celebra o desporto com muito fair-play e convívio.
No dia 15 de março, as equipas das Juntas de Freguesia da Carapinheira, de Tentúgal, de Meãs do Campo, de Liceia, de Arazede, de Pereira, da Ereira e da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões regressam ao campo para disputar as finais do VI Torneio de Futsal Interfreguesias.

Resultados da 3ª Jornada | 29 de fevereiro

JF Carapinheira - JF Liceia | 4 - 7
JF Arazede - UF Montemor-o-Velho e Gatões | 3 - 2
JF Tentúgal - JF Meãs do Campo | 0 - 3
JF Pereira - JF Ereira | 4- 2

Publicado em Notícias

Saber...